Exercícios sobre o indivídul pós-moderno

623 palavras 3 páginas
• De que forma a perda do real modificava a forma de consumo da sociedade?
A sociedade é rodeada por propagandas, desejos de consumo e status que acaba levando ao próprio consumismo gastando seu dinheiro com coisas superficiais que às vezes nem são tão necessárias. Isso provém de uma série de transformações que foram acontecendo com o tempo, dentre elas podemos observar a perda do real que influenciou diretamente nesse modo de consumo, criando uma sociedade “cega” por consumismo e pois não enxergam a real necessidade dos produtos do mercado.

• Qual a relação do indivíduo pós-moderno com o consumo e quais são as consequências dessa relação?
A identidade do indivíduo pós-moderno vive em constantes mudanças, pois vem sendo acrescentado novos valores provenientes de diferentes culturas e mídias, essas mudanças que ele sofre implica diretamente no modo de consumo, porque a pessoa cai num emaranhado de “falsas necessidades” de produtos que vão sempre se inovando pois estes vão acompanhando as mudanças dos indivíduos mas com um pequeno passo a frente. A questão da relação consumo x pós-modernismo é notável quando percebemos que aqueles que possuem mais dinheiro tem uma acessibilidade maior à informação, o que tem como conseqüência a possibilidade de ser mais pós-moderno, isso acaba gerando um conflito, pois, a parte da sociedade que não pode ter tal acesso é impossibilitada de ser tão pós-moderna quanto as outras.
Houve uma transformação no ambiente urbano, antes no modernismo as cidades era industriais e com o pós-modernismo o espaço urbano passou a ser visto como centro de informação, uma área de comércio e serviços que excluem os indivíduos que não tem condições para viver nesse território onde o consumo é venerado, constituído somente para quem pode consumir. Esse consumo, no pós-modernismo, é o que vai determinar o padrão de vida da pessoa, dependendo da quantidade de dinheiro gasta, o que por sua vez vai desencadear um desequilíbrio e uma exclusão na

Relacionados