Exercícios_revisão quimica

932 palavras 4 páginas
1) No que se refere aos elementos químicos dispostos na tabela periódica, é correto afirmar, exceto que:
a) Arrumando-se os elementos químicos em ordem crescente de números atômicos, observase uma repetição periódica das propriedades físicas e químicas.
b) Os elementos representativos têm o elétron mais externo em um subnível s ou p da última camada. c) Todos os elementos de uma mesma família possuem a mesma configuração eletrônica na última camada.
d) Os elementos químicos de Z = 11 pertence ao terceiro período e ao grupo de metais alcalinos. e) Na tabela periódica atual dos elementos se encontram dispostos em ordem crescente de suas massas atômicas.
Justifique a afirmativa incorreta.

2) O gráfico a seguir mostra, em ordem aleatória de posição na tabela periódica, as primeiras energias de ionização (EI) dos oito elementos representativos do quinto período da tabela periódica. Os oito elementos estão denominados genericamente por A, B, C, D, E, G, J e M.

Com base nos dados apresentados no gráfico e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas. I. O elemento B possui dois elétrons na camada de valência.
II. O elemento C possui apenas 4 camadas eletrônicas.
III. O elemento G possui alta tendência a perder elétrons quando comparado com os outros.
IV. O elemento D possui alta tendência a perder elétrons quando comparado com os outros.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

3) A irradiação é uma técnica utilizada na conservação de alimentos para inibir a germinação, retardar o amadurecimento e destruir bactérias patogênicas. O isótopo césio 137 pode ser utilizado na obtenção de alimentos irradiados, por não conter resíduos radiativos e, portanto, não prejudicar a saúde. Em relação a este elemento, é incorreto afirmar:
a) O número de nêutrons do césio 137 é 80.
b) O césio 137 é isótopo do césio 133.
c) A distribuição eletrônica

Relacionados

  • Diagrama ferro
    729 palavras | 3 páginas
  • LISTA DE EXERCICIOS_REVISÃO_AP1
    1360 palavras | 6 páginas