Exercício de micobiologia

1118 palavras 5 páginas
Exercícios-seminários de microbiologia

Micologia geral
1ª Quais as estruturas da célula fúngica? parede celular, quitina, glucanas, manoproteínas, celulose/ membrana celular, ergosterol/ citoplasma, lomassoma, retículo endoplasmático, complexo de golgi, vacúolos digetivos e de reserva, lisossomas, mitocôndrias, ribossomas/ multicelular (filamentosos), estrutura somática (talo) hifas / micélio septadas hialinas, hifas / micélio septadas demáceas, hifas / micélio asseptadas/ unicelular (leveduriformes), leveduras

2ª Quais os tipos de colônias desenvolvidas pelos fungos? LEVEDURIFORMES: caracterizam os grupos das leveduras. FILAMENTOSAS: caracterizam o grupo dos bolores.

3ª Quais os estados em que os fungos são obrigados a viver?
A maioria dos fungos são aeróbicos obrigatórios com exceção de certas leveduras fermentadoras que são anaeróbicas facultativas(podem desenvolver-se em ambientes com pouco oxigênio ou ate mesmo na ausência do mesmo.

4ª Quais as vias de dispersão dos fungos? a via de dispersão mais utilizada é o ar atmosférico. no seu hábitat natural,os microorganismos, com condições adequadas de nutrientes e ambientais multiplicam assexuada ou sexuadamente,de acordo com suas espécies e suas nessecidades,e se dispersão na natureza.
5ª Como se dá a nutrição da maioria dos fungos?
A nutrição da maioria dos fungos dá-se por absorção, onde enzimas hidrolisam macromoléculas
Micoses
1ª Quais são as doenças fungicas associados a elementos fungicos e elementos metabólicos? doença alérgica, doença toxigênica e doenças infecciosas

2ª Quais os mecanismos de defesa do hospedeiro e quais os mecanismos presentes em cada um?
Inespecíficos Defendem o hospedeiro contras as infecções fúngicas compreendendo as defesas locais, como pele e as membranas das mucosas e o sistema inflamatório não-especifico.
Específicos O sistema imune especifico consiste em macrófagos, linfócitos, células do plasma e seus produtos, como as linfocinas e anticorpos.

Relacionados

  • enfermagem
    1954 palavras | 8 páginas