EXERCÍCIO DE HISTÓRIA SOBRE GRÉCIA ANTIGA UPT/01/08/2014

1879 palavras 8 páginas
EXERCÍCIO DE HISTÓRIA SOBRE GRÉCIA ANTIGA UPT/01/08/2014

1 ) Relacione os deuses da mitologia grega, indicados na Coluna A, às características que os identificam, listadas na Coluna B.
COLUNA A COLUNA B
1. Afrodite ( ) Deusa da fertilidade, das frutas e das colheitas.
2. Ártemis ( ) Deus dos oceanos e das águas.
3. Deméter ( ) Deusa da lua e da caça, protetora dos animais e das crianças.
4. Posseidon ( ) Deusa da beleza e do amor.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
A - 1, 2, 3, 4
B - 3, 4, 2, 1
C - 4, 3, 2, 1
D - 2, 4, 1, 3
E - 3, 4, 1, 2
2) Para responder à questão, considere as afirmativas abaixo, sobre a cidade-estado (polis), base da organização sociopolítica da Grécia Antiga.
I. Esparta, que englobava as regiões da Lacônia e da Messênia, e Atenas, que correspondia a toda a região da Ática, eram exceções quanto à grande dimensão territorial, se comparadas à maioria das demais cidades-estado.
II. As cidades-estado consolidaram suas estruturas fundamentais no chamado período arcaico da história grega e conheceram sua máxima expressão política e cultural durante o período clássico.
III. A acrópole, parte alta da zona urbana da polis, concentrava as atividades econômicas essenciais para o sustento material da cidade, suplantando a produção agrícola da zona rural nesse setor.
IV. As cidades-estado formavam unidades politicamente autônomas e economicamente autossuficientes, não tendo desenvolvido processos significativos de expansão territorial por colonização de novas áreas até o período helenístico.
Estão corretas apenas as afirmativas
A - I e II.
B - II e III.
C - III e IV.
D - I, II e IV.
E - I, III e IV.
3) Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida em 438 a.C, na Grécia, para escrever “Os 300 de Esparta”. A adaptação da história em quadrinhos de Miller foi levada ao cinema, em 2006, pelo diretor Zack Snyder, com o título “300”. A respeito do

Relacionados

  • EXERCÍCIO DE HISTÓRIA SOBRE GRÉCIA ANTIGA UPT/01/08/2014
    1913 palavras | 8 páginas
  • Aristóteles - obras completas - mesquita, antonio pedro
    251654 palavras | 1007 páginas