Exercício contabilidade gerencial e feinanceira

7995 palavras 32 páginas
ETAPA 1
Aula-tema: O Sistema Empresa com o Objetivo da Eficácia.
Passo 1 Ler com sua equipe o texto “Conceito de Eficiência e Eficácia” e elaborar um resumo.

Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente o resultado esperado. O gerente foi eficiente ao elaborar o material para aumentar o numero de associados, “fazer o certo”. Porem não foi eficaz por não ter atingido o resultado esperado, “fazer a coisa certa”.
Um administrador deve alcançar em suas atividades a eficiência e a eficácia ao mesmo tempo, seu trabalho deve alcançar o que se espera e os objetivos almejados e deve ser o mais correto possível evitando erros. Se o administrador é eficaz, faz seu trabalho certo para atingir suas metas, mas apresentam erros, ele tem chances de não alcançar o objetivo almejado, pois não foi eficiente. E se o administrador é eficiente, faz seu trabalho com mínimo de erros possíveis, mas não alcança os objetivos, pois não foi eficaz.
A eficiência é desejável e a eficácia é primordial, imprescindível ao administrador, se ele for eficiente e eficaz seus resultados serão sempre positivos. Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certa a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis. Eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Tais conceitos estão ligados ao Planejamento Estratégico, que se divide em três níveis: estratégico, tático e operacional, no nível estratégico traça os objetivos, no tático as metas, e no operacional as ações a serem realizadas. Uma pessoa eficaz é

Relacionados