Exercio Raniere

2541 palavras 11 páginas
DANIEL LIMA DE SOUZA – B90DBD-7
MARCIO JOSE LOPES B93CCI-5

Exercícios – Professor: Ranyere 1 – Quando podemos dizer que teve início historicamente o processamento de dados? Explique.

R= Esse pensamento evoluiu partindo dos pastores que contavam seu rebanho através de pedras, passando pelo uso de instrumentos mais elaborados como o ábaco e o soroban e chegando aos computadores pessoais.

2 – Dê exemplos de formas de contagem primitivas.

R= Contagem de rebanhos através de pedras, contagem de colheitas usando tábuas, pedras raspadas, etc.

3 – Podemos afirmar que “a matemática utilizada no processamento de dados existe há muito tempo”? Explique.

R= Matemáticos de diversos países que nos séculos XVII, XVIII e XIX foram responsáveis por teorias explicitamente utilizadas para a criação dos sistemas computacionais utilizados atualmente.

4 – Conceitue processamento de dados, dados e informações.

R= Processamento de dados: uso dos recursos computacionais para a execução de determinada tarefa que cria um conjunto de informações de saída em função de um conjunto de dados de entrada.

Dados: Matéria-prima do processamento de dados. É a entrada do processo, coletada a fim de ser utilizada para se obter o conjunto de saída.

Informações formam o conjunto de saída do processamento de dados ou o resultado.

5 – Conceitue sistema e sistema computacional.

R= *Sistemas conjuntos onde suas partes unidas caracterizam o todo, ou seja, sistema pode ser uma forma organizada de executar uma sequência de ações mais ou menos dependentes.

*Sistema Computacional também pode ser uma forma organizada de executar uma sequência de ações mais ou menos dependentes, porém sob a gerência de programas de computador.

Sistema computacional também pode ser definido como um sistema que utiliza cálculos matemáticos para realizar suas funções através de programas de computador.

6 – Os sistemas computacionais podem ou não interagir com o mundo real. Explique dando exemplos.

R= Ex.1: Se o

Relacionados