exercio Geopolitica 2

651 palavras 3 páginas
1 Com o final da Guerra Fria, o mundo vislumbrou o estabelecimento de uma nova Ordem Mundial, o que provocou muitas discussões e debates. Sobre essa questão, julgue as alternativas:
I. Com o fim da Bipolaridade, o mundo tornou-se multipolar, devido ao crescimento de algumas superpotências e de blocos econômicos que atualmente rivalizam com os Estados Unidos, a exemplo da União Europeia, do Japão e, mais recentemente, da China;
II. Após a Guerra Fria, o mundo tornou-se unipolar, pois, para muitos analistas, não há mais nenhuma potência capaz de fazer frente aos Estados Unidos.
III. Com o fim da União Soviética, o mundo passou a ser chamado de unimultipolar, uma vez que apenas os Estados Unidos se consolidaram como potência militar, mas no campo tecnológico e econômico, Japão, China e União Europeia também exercem papel de destaque no cenário mundial.
Sobre as afirmações acima, assinale:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
d) Todas estão incorretas.
e) Todas estão corretas.
2 Diferencie as concepções de Estado, Governo e Nação.
Estado é o conjunto de elementos que formam um determinado território político. É composto por várias instituições que se caracterizam por serem públicas, ou seja, mantidas através da arrecadação de impostos e de usufruto de toda população (governo, hospitais, escolas etc.).
Governo é aquele responsável por administrar o Estado. O governo é apenas uma parte do Estado, é o órgão responsável por geri-lo e administrar todo o seu território, bem como zelar pelos interesses das populações desse território.
Nação é um conjunto de pessoas provenientes de um mesmo tronco linguístico e/ou étnico. Uma nação pode estar associada a um Estado, mas podem existir Estados com várias nações e nações sem estado, a exemplo dos curdos, que ocupam o território de vários países, e dos bascos, que ocupam a região de fronteira entre a Espanha e a França.
3 - O mundo é atualmente

Relacionados

  • CONFLITOS NA AMÉRICA CENTRAL – HONDURAS
    2397 palavras | 10 páginas
  • Terrorismo global
    15442 palavras | 62 páginas
  • Tribunal de Contas
    249117 palavras | 997 páginas