Exercicíco estrategia de preço

1081 palavras 5 páginas
O QUE É BENCHMARKING?

Os Japoneses têm uma palavra chamada “dantotsu” que significa lutar para tornar-se o "melhor do melhor", com base num processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes.

Esse conceito enraizou-se numa nova abordagem de planejamento estratégico. Durante a última década, ele tem produzido resultados impressionantes em companhias como a Xerox, a Ford e a IBM e é conhecido como Benchmarking.

Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

Benchmarking é... um processo contínuo; uma investigação que fornece informações valiosas; um processo de aprendizado com outros; um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina; uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo.

Benchmarking não é... um evento isolado; uma investigação que fornece respostas simples e "receitas"; cópia, imitação; rápido e fácil; mais um modismo da administração. Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.

A competitividade mundial aumentou, acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas à um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua.

Na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, por estarem elas presas aos seus próprios paradigmas.

Na aplicação do Benchmarking, como todo o processo, é preciso

Relacionados

  • Treinamento Esportivo
    6917 palavras | 28 páginas
  • Treinamento Esportivo
    6917 palavras | 28 páginas
  • Tutorial IME/ITA
    10979 palavras | 44 páginas