Exercicios TGA 10.02.2014.docx

327 palavras 2 páginas
1. Brahma e Antarctica sempre foram velhas e tradicionais concorrentes. Por que substituíram a competição agressiva pela associação e cooperação?
A associação e cooperação das duas grandes empresas ocorreram para que elas pudessem ocupar uma melhor posição no mercado de bebidas que elas já exploravam, tornando-se a quinta maior produtora de bebidas do mundo e a quarta maior cervejaria do mundo.

2. Faça um cotejo entre possíveis vantagens e desvantagens da mega fusão para cada uma das empresas envolvidas.
Segundo informações apresentadas, podemos observar que a Brahma tem um faturamento melhor que a Antarctica, porém, o seu lucro liquido é menor. Para que viesse a ocorrer essa fusão, foram analisados diversos pontos negativos e positivos das duas empresas, e qual teria maior vantagem nessa fusão, no inicio poderia acontecer que alguma passasse a faturar menos que antes da fusão, porem, com o passar do tempo as duas empresas aumentariam juntas o seu faturamento, tonando-se uma grande empresa com nível internacional.

3. No seu ponto de vista, quais os fatores que levaram a essa mega fusão?
A ampliação da empresa, tornando-se uma das maiores do mundo no segmento de bebidas, melhoria no faturamento, melhoria no conceito de mercado, etc.

4. Como ficará a administração da nova companhia em mãos de tradicionais inimigos que nunca se bicaram?

A concorrência existe para que o mercado seja mais bem valorizado, ganha quem tiver o melhor produto, com o menor preço. As duas empresas passaram de grandes concorrentes para grandes aliados, mas essa união veio para que ocorresse uma concorrência maior no mercado de bebidas, ao invés de concorrerem entrem si, agora vão concorrer em nível bem mais elevado. E para que isso ocorra com sucesso eles terão que focar muito na administração da empresa, pois uma empresa mal administrada, jamais terá sucesso.

Relacionados