Exercicios sobre ostheichthyes

611 palavras 3 páginas
OSTHEICHTHYES

01. Cite 4 características corporais de peixes ósseos.
> têm esqueleto ósseo;
>coberto por escamas dérmicas;
> geralmente têm corpo fusiforme;
> nadam por meio de nadadeiras, e;
> respiram por brânquias.

02. Qual a importância do peixe para o homem?
> Peixes têm sido armazém de alimento protéico para a humanidade desde a antiguidade e muitas sp fornecem recreação agradável para pescadores amadores.

03. Quais são as 3 escamas de origem dérmica que podem estar presentes nos peixes ósseos? Diferencie cada uma.
> escamas de origem mesodérmica que podem estar presentes nos peixes ósseos são as ciclóides, ctenóides, às vezes, ganóides. As escamas cicloides apresentam um formato arredondado enquanto que as escamas ctenóides são de formato quadrado ou retangular. As escamas ganóides, por sua vez, apresentam uma conformação semelhante a um diamante ou losango;

04. O que é a bexiga natatória? Qual a sua função?
> A bexiga natatória constitui-se de um saco de paredes finas que é preenchido por gases (O2, N2 e CO2). Atua como órgão hidrostático para ajustar o peso específico do peixe ao da água em diferentes profundidades. Além disso, pode auxiliar na respiração ou como órgão de sentido ou ainda na produção de sons.

05. Com relação ao tegumento dos peixes ósseos, fale sobre a epiderme destes animais.
> O peixe inteiro é coberto com epiderme lisa, que produz muco que facilita a movimentação na água. É uma proteção contra a entrada de organismos causadores de doenças.

06. Desenhe o tegumento dos peixes ósseos.

07. Os peixes ósseos possuem endoesqueleto, como este é constituído?
• O endoesqueleto dos peixes é constituído pelo crânio (que encerra o encéfalo e os órgãos dos sentidos olfativo, óptico e auditivo; dá sustentação às mandíbulas, à língua e ao mecanismo branquial), coluna vertebral (localizada dorsalmente), costela (ligadas a coluna vertebral, dando sustentação aos músculos), cintura peitoral (composto por alguns

Relacionados