Exercicios respondidos
1 -A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o)
E A revolução industrial e a revolução francesa, por contribuirem para a consolidação do capitalismo.
2-O renascimento foi caracterizado como omomento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?
A a burguesia comercial
3-Foi no Renascimento que o homem europeu retornou aprática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:
C compreensão da vida social como resultante das condições econômicas e políticas e não da fé;
4-A partir do século XV, o Renascimento possiblitoumudanças profundas na mentalidade da época. Os elementos básicos desta nova mentalidade são:
C A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos
5-O renascimento é considerado um dos mais importantes momentos da história do Ocidente, entendido como o momento da ruptura entre o mundo medieval, com características de sociedade agrária, estamental, teocrática e fundiária eo mundo moderno, urbano, burguês e comercial. Neste período emerge um novo pensamento social que tem por base:
A Estímulo ao individualismo, rejeição ao pensamento religioso, valorização da razão.
6- O despontar da Sociologia no século XIX significou o aparecimento da preocupação do homem com o seu mundo e a sua vida em grupo, numa nova expectativa, livre das tradições morais ereligiosas provocando assim, uma preocupação com as regras que organizavam a vida social que, se observadas e apreendidas, poderiam dar a este homem explicações razoáveis que tornassem possível prever e controlar os fenômenos sociais, resultando
A na possibilidade de poder intervir conscientemente nos processos sociais
7-No início da Revolução Industrial o trabalho infantil foi utilizado comgrande intensidade pelos capitalistas por quê:
D supunha, na criança, maior docilidade e obediência em virtude de sua fragilidade.
8-ENADE 2004
"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com ohumanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foio caos."
ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s\d, p. 10.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
E O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
9-A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se emregiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século...
Por favor, assinar para o acesso.