EXERCICIOS RESOLVIDOS DE AUTOMACAO.ABRAO BANANA SERGIO NHACA O DONO DAS FONTES

14002 palavras 57 páginas
A corrosão é a deterioração de um corpo sólido por meio de uma ação química ou eletroquímica provocada pelo meio ambiente. A ação química pode ou não estar associada a ações mecânicas ou físicas (tensões, cavitações, etc.).
1.2 – Importância do estudo da corrosão
O avanço tecnológico tem levado os pesquisadores a desenvolver materiais metálicos com propriedades físicas e químicas que satisfação às exigências mais sofisticadas. Como exemplo destas propriedades podem ser citadas a ductibilidade e maleabilidade (a frio e a quente), condutividade termica e elétrica e resistência mecânica aos diversos tipos de esforços mecânicos.
Apesar do avanço tecnológico no desenvolvimento desses materiais e seu uso generalizado, quase todas as ligas metálicas se deterioram, como consequência do ataque pelo meio onde são usadas. Porém, estas reações de deterioração, geralmente, processam-se de maneira lenta, permitindo o uso generalizado de materiais nos diversos meios. Se protegidos adequadamente, tais materiais podem atingir elevada durabilidade.
Os motivos apresentados acima demonstram o interesse no estudo da corrosão em cursos de engenharias. Estes interesses podem ser chamados de razões técnico-econômicas. As perdas causadas pela corrosão podem ser classificadas em diretas e indiretas. São perdas diretas:
a) os custos de substituição das peças ou equipamentos que sofreram corrosão, incluindo-se energia e mão de obra; b) os custos e a manutenção dos processos de proteção (proteção catódica, recobrimentos, pinturas, etc.).
As perdas indiretas são mais difíceis de serem avaliadas. Porém, uma breve avaliação das perdas típicas dessa espécie permite concluir de que podem totalizar custos mais elevados que as prdas diretas e nem sempre podem ser quantificados. São perdas indiretas:
a) paralisações acidentais para reposição de peças corroídas ou limpeza de equipamentos; b) perda de produto, como perdas de água, gás, óleos ou soluções em tubulações corroídas até se fazer o

Relacionados

  • EXERCICIOS RESOLVIDOS DE AUTOMACAO.ABRAO BANANA SERGIO NHACA O DONO DAS FONTES
    5126 palavras | 21 páginas