exercicios de quimica expremental 1

601 palavras 3 páginas
Exercícios Pós-Laboratório
1. Diferencie pipeta graduada de volumétrica. Dê a sua função e diga baseando- se no resultado de procedimento 7, qual é a mais precisa. A pipeta graduada é utilizada para escoar volumeis variados, enquanto que a pipeta volumétrica é utilizada pra escoar volumes fixos de líquidos. A pipeta volumétrica é mais precisa que a gradua por apresentar a penas uma mediada de volume tornando a mais precisa.

2. Cite erros comuns na leitura de volume. Um dos erros mais comuns de leitura é o chamado erro de paralaxe, ocorrendo quando o observado olha acima do menisco ou abaixo do menisco, resultando assim numa leitura superior ou inferior ao resultado verdadeiro, surgindo esse erro por causa de uma inclinação do recipiente em relação ao olho do observador.

3. Defina menisco e tenção superficial. Medir volumes de líquidos em um recipiente significa comparar a sua superfície com a escala descrita no recipiente utilizado. Essa superfície é denominada menisco, ao se fazer a medição deve se tomar alguns cuidados se o líquido for transparente ou levemente colorido à parte inferior do menisco deve coincidir com a linha de aferição, mas se o líquido for colorido deve se considerar a parte superior do menisco. Os líquidos tem a propriedade de reduzir ao máximo a sua superfície. Essa propriedade denomina-se tensão superficial e está relacionada com a força na qual as moléculas de um líquido se atraem mutuamente.

4. Qual a vidraria de medida de volume que apresentou maior precisão? Cite três vidrarias de medidas precisas de volume. A pipeta volumétrica é a vidraria que apresentou maior precisão. Vidrarias de medidas precisas balão volumétrica, pipeta volumétrica e bureta.

5. Qual a vidraria que apresentou maior erro de volume. Cite três vidrarias de medidas aproximadas de volume.

Relacionados

  • Microbiologia pratica
    4420 palavras | 18 páginas