exercicios de probvabilidade e estatistica

3718 palavras 15 páginas
Conceitos Básicos
1.1 Conceito
Entendemos organização do trabalho como “a especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo” (1).
Sob essa perspectiva, o processo de organização do trabalho envolve dimensões técnicas e dimensões sociais, que caracterizam o enfoque sócio-técnico.
Origem e Evolução do Trabalho
1.2 Origem e Evolução do Trabalho TRABALHO - Essa “eterna necessidade natural” do homem. Por intermédio do trabalho, o homem acrescenta um “mundo novo“ (a cultura) ao mundo natural já existente. Portanto o trabalho é uma atividade tipicamente humana, porque implica a existência de um projeto mental que determina a ação a ser desenvolvida para se alcançar o objetivo almejado.

Figura 1 – O operário Organização do Trabalho
1.3 Organização do Trabalho
Para executar qualquer tarefa com sucesso é preciso que nos organizemos antes. Organizar significa pensar antes de iniciarmos a tarefa. Mas pensar em quê?
-Na maneira mais simples de fazer a tarefa, evitando complicações ou controles exagerados.
-No modo mais barato de fazer a tarefa.
-No meio menos cansativo para quem vai realizar a tarefa.
-Num procedimento que seja mais rápido.
-Em obter a melhor qualidade e o resultado mais confiável.
-Na maneira menos perigosa de fazer a tarefa.
-Numa forma de trabalho que não prejudique o meio ambiente.
É fácil tratar cada um desses itens isoladamente para tomar providências. O problema surge quando desejamos tratar todos os itens juntos. Podemos, por exemplo, escolher uma forma mais rápida de realizar uma tarefa. Entretanto, essa forma pode afetar a qualidade e a segurança, tornando o trabalho perigoso.
Se, por exemplo, precisamos trocar rapidamente uma lâmpada queimada sobre a máquina de trabalho, podemos fazer a troca subindo na máquina. Mas esse procedimento não é bom, porque pode nos levar a um

Relacionados