exercicios de probabilidade

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
-EXERCICIOS DE PROBABILIDADE CONDICIONAL
1-Ao lançarmos dois dados não viciados, qual a probabilidade de obtermos faces voltadas para cima onde a soma entre elas seja 6?
2-No lançamento de uma moeda e um dado, determine a probabilidade de obtermos o resultado dado por (coroa, 1).
3-Em uma empresa, o risco de alguém se acidentar é dado pela razão 1 em 30. Determine a probabilidade de ocorrernessa empresa as seguintes situações relacionadas a 3 funcionários:
a)Todos se acidentarem.
b)Nenhum se acidentar.
4- Em um jogo de bingo são sorteadas, sem reposição, bolas numeradas de 1 a 75, e um participante concorre com a cartela reproduzida abaixo. Qual é a probabilidade de que os três primeiros números sorteados estejam nessa cartela?


5-Dois dados usuais e não viciados sãolançados. Sabe-se que os números observados são ímpares. Então, a probabilidade de que a soma deles seja 8 é:
a) 2/36 b) 1/6 c) 2/9 d) 1/4 e) 2/18
7-Três moedas são lançadas ao mesmo tempo. Qual é a probabilidade de as três moedas caírem com a mesma face para cima?
8-Um casal pretende ter filhos. Sabe-se que a cada mês a probabilidade da mulher engravidar é de 20%. Qual é a probabilidade dela vir aengravidar somente no quarto mês de tentativas?
9- Um credor está à sua procura. A probabilidade dele encontrá-lo em casa é 0,4. Se ele fizer 5 tentativas, qual a probabilidade do credor lhe encontrar uma vez em casa?
10- Em uma caixa há 2 fichas amarelas, 5 fichas azuis e 7 fichas verdes. Se retirarmos uma única ficha, qual a probabilidade dela ser verde ou amarela?
11- Alguns amigos estão emuma lanchonete. Sobre a mesa há duas travessas. Em uma delas há 3 pastéis e 5 coxinhas. Na outra há 2 coxinhas e 4 pastéis. Se ao acaso alguém escolher uma destas travessas e também ao acaso pegar um dos salgados, qual a probabilidade de se ter pegado um pastel?
12- O jogo de dominó é composto de peças retangulares formadas pela junção de dois quadrados. Em cada quadrado há a indicação de umnúmero, representado por uma certa quantidade de bolinhas, que variam de nenhuma a seis. O número total de combinações possíveis é de 28 peças. Se pegarmos uma peça qualquer, qual a probabilidade dela possuir ao menos um 3 ou 4 na sua face?
13- Em uma caixa há 4 bolas verdes, 4 azuis, 4 vermelhas e 4 brancas. Se tirarmos sem reposição 4 bolas desta caixa, uma a uma, qual a probabilidade de tirarmosnesta ordem bolas nas cores verde, azul, vermelha e branca?
14- Em uma escola de idiomas com 2000 alunos, 500 alunos fazem o curso de inglês, 300 fazem o curso de espanhol e 200 cursam ambos os cursos. Selecionando-se um estudante do curso de inglês, qual a probabilidade dele também estar cursando o curso de espanhol?
15- De uma sacola contendo 15 bolas numeradas de 1 a 15 retira-se uma bola.Qual é a probabilidade desta bola ser divisível por 3 ou divisível por 4?
16- Um piloto de fórmula Um tem 50% de probabilidade de vencer determinada corrida,quando esta se realiza sob chuva. Caso não chova durante a corrida, sua probabilidade de vitória é de 25%. Se o serviço de Meteorologia estimar em 30% a probabilidade de que chova durante a corrida, qual é a probabilidade deste piloto ganhara corrida?
Solução: Definindo os eventos G: ganhar a corrida Ch: chover NCh: não chover P(G) = P(G U Ch) + P(G U NCh) ...probabilidade com chuva ou sem chuva! P(G) = P(G|Ch)P(Ch)+ P(G|NCh)P(NCh) P(G) = 0,50.0,30 + 0,25.0,70P(G) = 0,325 ou 32,5% P(G|Ch)= 50% ou 0,50 P(G|NCh) = 25% = 0,25 P(Ch)= 30% ou 0,30 P(NCh) = 70% =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicios de probabilidade
  • Exercicios probabilidade
  • Exercícios de probabilidade
  • Exercicios de probabilidade
  • Exercicios Probabilidade
  • Exercicios de probabilidades
  • Exercícios de probabilidade
  • Exercício de probabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!