Exercicios De Molaridade E Fra O Molar Dilui O

769 palavras 4 páginas
Fração Molar outras Concentrações
Diluição das Soluções
Endrigo Santiago

Outros tipos de concentração
Além da concentração comum, do título, da molaridade e da fração molar, existem muitas outras maneiras de expressar a concentração de uma solução.
Consideremos então dois casos importantes: o da concentração expressa em partes por milhão (ppm) e o caso particular da água oxigenada (H2O2), cuja concentração é dada, em geral, em volumes.

Partes por milhão (ppm)
É usada para soluções extremamente diluídas, isto é, que apresentam uma quantidade de soluto muito pequena dissolvida em uma quantidade muito grande de solvente (ou de solução). Por exemplo, sabemos que a qualidade do ar atmosférico se torna inadequada quando há mais de 0,000015 g de monóxido de carbono (CO) por grama de ar. Para evitar o uso de valores tão pequenos quanto
0,000015 (ou seja, 15 . 10-6), pode-se estabelecer a seguinte relação:

Dizemos então que há 15 partes de CO em 1 milhão de partes do ar ou, abreviadamente, 15 ppm de CO no ar. Como a comparação foi feita entre massa
(gramas de CO) e massa (gramas de ar), costuma-se especificar ppm (m/m). Essa notação evita a confusão entre comparações semelhantes, mas feitas entre massa e volume (m/V ), volume e volume (V/V ), etc. Um conceito muito semelhante ao de ppm é o de partes por bilhão (ppb), no qual a comparação é feita entre 1 parte e 1 bilhão (109) de partes.

Concentração da água oxigenada em volumes
A água oxigenada é uma solução de peróxido de hidrogênio (H2O2) em água comum. Quando dizemos, por exemplo, água oxigenada a 10 volumes, estamos nos referindo a uma solução aquosa de H2O2 que irá liberar 10 litros de O2, nas
CNPT (Condições Normais de Pressão e Temperatura), se todo o H 2O2 existente em 1 litro de solução sofrer a seguinte decomposição:

Se quisermos então saber qual é a concentração dessa solução em gramas de H2O2 por litro de solução, teremos de recorrer ao seguinte cálculo estequiométrico:

DILUIÇÃO DAS SOLUÇÕES

Relacionados

  • livro de analitica
    56104 palavras | 225 páginas
  • Fundição
    63268 palavras | 254 páginas
  • Dicionário de medicina
    122901 palavras | 492 páginas