Exercicios de fisiologia

Páginas: 15 (3586 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Estudo dirigido II
Layse Barbosa Morais FIM2
Cite três diferenças entre musculo liso e o estriado esquelético
O musculo liso é um musculo que não apresenta estriações, de contração involuntária e reveste as vísceras.
O musculo estriado esquelético apresenta estriações, de contração voluntária e reflexa e reveste os ossos.
Defina musculo liso do tipo unitário e multiunitário
Musculo lisounitário possui atividade espontânea, suas fibras se comunicam através de junções abertas. Tem alto grau de acoplamento elétrico entre as células e possibilita a contração coordenada do órgão em que ocorre.
O músculo liso multiunitário comporta-se como unidades motoras separadas e não possui nenhum acoplamento elétrico entre as células e sua contração é controlada pela inervação neural.
Descrevao acoplamento excitação-contração do musculo liso
A despolarização da membrana abre os canais de cálcio regulados por voltagem, e o Ca²+ flui para dentro da célula a favor de seu gradiente eletroquímico, aumentando a concentração de Ca²+ intracelular. Os hormônios e os neurotransmissores podem abrir os canais de Ca²+ regulados por ligantes na membrana celular.
Com o aumento da concentração decálcio no interior da célula, o Ca²+ se liga a calmodulina. O complexo Ca²+- calmodulina liga-se a quinase da cadeia leve de miosina, ativando-a. quando ativada a quinase fosforila a miosina e possibilita sua ligação a actina, iniciando o ciclo das pontes cruzadas. A quantidade de tensão produzida é proporcional à concentração intracelular de Ca²+.
Descreva o relaxamento do musculo liso
Adiminuição da concentração de cálcio intracelular não permite a formação de novas pontes cruzadas, com a entrada de um ATP as pontes se desfazem, produzindo o relaxamento.
Defina bioenergética
São vias metabólicas capazes de converter nutrientes alimentares numa forma de energia biologicamente utilizável.
Cite e explique as três vias produtoras de ATP
Glicólise: é a produção de energia através da quebrada glicose para unir o Pi ao ADP. Ocorre no sarcoplasma das células musculares. Possui duas fases: fase de investimento (ATP é usada para formar fosfatos de açúcar) e a fase de geração (produz 02 moléculas de ATP)
Ciclo de Krebs: é uma produção aeróbica de ATP e ocorre no interior das mitocôndrias. Os nutrientes são degradados e “transformados” em Acetil-CoA. A principal função do ciclo de Krebsé remover o H e a energia associada. Essa energia produzida é levada à cadeia de transporte de elétrons para formar energia.
Cadeia de transporte de elétrons: durante a passagem de elétrons pela cadeia de citocromos é liberada energia para a formação de ATP. Ao final dessa cadeia o O2 aceita os elétrons que são passados e se combina com o H para formar água.
Descreva a influencia do tipo deexercícios na via utilizada na produção de ATP
Os exercícios de longa duração e baixa intensidade utilizam principalmente as vias aeróbias para a produção de energia, pois são as formas mais lentas de produção de ATP. Já os exercícios de curta duração e alta intensidade utilizam a glicólise como fonte de energia, por ser uma fonte de rápida produção de ATP.
Descreva a influencia do tipo deexercício no uso dos nutrientes alimentaresQuando o indivíduo passa de um estágio de repouso e dá início ao exercício, o primeiro sistema de fornecimento imediato de energia é ativado para fornecer energia rápida ao músculo em atividade à Sistema ATP-CP. A atividade pode durar segundos como provas de curta duração e alta intensidade, como corrida de 100 metros, provas de natação de 25 metros, levantamentode peso, sprints no futebol ou uma cortada no vôlei. Esta energia é proporcionada pelos fosfatos de alta energia (ATP e CP) armazenados dentro dos músculos específicos em atividade, portanto a sua liberação acontece mais prontamente. O ATP é a principal fonte de energia para todos os processos do organismo, porém esta fonte de energia é limitada e deve ser continuamente reciclada dentro da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia do Exercicio
  • Exercicio Fisiologia
  • Fisiologia Exercicio
  • fisiologia do exercicio
  • fisiologia do exercicio
  • Exercicio de fisiologia
  • FISIOLOGIA DO EXERCICIO
  • fisiologia do exercicio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!