Exercicios de física respondidos

Páginas: 3 (581 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Veja a figura a cima. Enquanto o cilindro, lançado para cima, gira, há um ponto seu que não gira, mas descreve uma trajetória parabólica. É o centro de massa do cilindro.

Na figura anterior, oprojétil descreve uma trajetória parabólica até explodir. Depois da explosão, cada fragmento tem trajetória diferente, mas o centro de massa do projétil de antes da explosão mantém a trajetória parabólica.O movimento de um corpo rígido, ou de um sistema de corpos rígidos, pode ser representado pelo movimento do centro de massa desse corpo ou sistema. Pra isso, admitese que toda a massa do corpo, ou dosistema, esteja concentrada no centro de massa e que nele estejam aplicadas todas as forças externas.

Centro de massa
Considere um sistema de pontos materiais P1, P2,..., Pn e de massas m1, m2,...,mn, respectivamente. Vamos supor, por exemplo, que estes pontos pertençam a um plano α. Admitamos, ainda, conhecidas as coordenadas de P 1, P2,..., Pn em relação a um sistema cartesiano ortogonalpertencente ao plano α (Figura): P 1 (x1, y1), P2 (x2, y2),..., Pn (xn, yn).

O ponto C de coordenadas (xCM, yCM) obtidas através das médias ponderadas:

Recebe o nome de centro de massa do sistema depontos materiais.

Propriedades do centro de massa
Se o sistema de pontos materiais admite um eixo (ou um centro de simetria), de modo que as massas dos pontos simétricos sejam iguais, então o centro demassa pertence ao eixo (ou ao centro) de simetria.

Considere uma chapa homogênea, como por exemplo, a chapa homogênea em forma de T da Figura. Seu centro de massa C coincide com o centro de massa dospontos C’ e C” que são os centros de massa das chapas retangulares indicadas na figura. Pode-se generalizar a propriedade anterior, subdividindo-se o sistema em mais de dois conjuntos parciais.Exercícios Resolvidos
01. Determine as coordenadas do centro de massa do sistema de partículas indicado ao lado.

Resolução: As coordenadas das partículas são: m1 → x1 = 0; y1 = 0 m2 → x2 = 1 cm; y2 =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica Vetores Magnitude Exercicio Respondido
  • Exercícios respondidos
  • Exercicio Respondido
  • Exercicios respondido
  • Exercicios respondidos
  • Exercicio respondido
  • Propriedades Coligativas Exercícios respondidos
  • HP-12C Exercícios Respondidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!