exerciciogenetica

424 palavras 2 páginas
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - GENÉTICA
Qual o enunciado da 1ª Lei de Mendel?
“Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples”, isto é, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator.
“Ervilhas amarelas cruzadas com ervilhas verdes produziam ervilhas amarelas, em vez de ervilhas verde-amareladas.”
Diferencie genótipo de fenótipo.
Genótipo: genes de um indivíduo presentes no genoma.
Fenótipos: características visíveis (ou não) ou mensuráveis de um indivíduo, definidas pela expressão do seu genótipo.
O que é um gene alelo?
São os genes que se unem para formar uma determinada característica e se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos
Diferencie homozigose de heterozigose.
Os genes alelos não são necessariamente idênticos.
Quando isso acontece, o indivíduo é denominado heterozigoto para o caráter denominado pelo par de genes. Quando os genes alelos são idênticos, o indivíduo é denominado homozigoto para aquele caráter.
O que são genealogias (heredogramas)?
É um método usado para o estudo da herança de uma característica a partir das informações familiares.
Diferencie herança autossômica e herança ligada ao sexo
Herança autossômica dominante, é um fenótipo expressado da mesma maneira em homozigotos e heterozigotos. Toda pessoa afetada em um heredograma possui um genitor afetado, que por sua vez possui um genitor afetado, e assim por diante.
Herança ligada ao sexo é a transmissão de características genéticas ou genes, por cromossomos sexuais. Ou seja, determinada por genes localizados na região heteróloga do cromossomo X. Como as mulheres possuem dois cromossomos X, elas têm duas dessas regiões. E os homens, como possuem apenas um cromossomo X (pois são XY), têm apenas um de cada gene. Um gene recessivo presente no cromossomo X de um homem irá se manifestar, uma vez que não há um alelo dominante que impeça a sua expressão.
Qual a probabilidade de um casal heterozigoto

Relacionados