exercicioderevisaocorrigido8ano 110909182655 phpapp02

1579 palavras 7 páginas
Geografia - EXERCÍCIO DE REVISÃO – 8ºano – 4ª etapa Cap. 12 e 13

1) Cite o aspectos naturais do continente africano.
Ao norte do continente africano encontra-se a região mais desenvolvida e com condições melhores de vida o Magreb, abaixo dessa região encontra-se o Deserto do Saara, logo após o deserto a uma região de transição do deserto para as florestas equatoriais e savanas o Sahel. Abaixo dele encontra-se a África subsaariana.
2) Como aconteceu o processo de colonização da África?
A colonização da África começou no século XV quando os europeus se apropriando de terras africanas. No inicio, estabeleceram postos comerciais ao longo do litoral, nos oceanos Índico e Atlântico. Depois com a colonização do Mundo Novo, levaram os africanos na condição de escravos para trabalharem. No século XIX a colonização foi efetiva quando houve uma partilha do território africano para as nações européias o que desencadeou vários conflitos no continente.
3) Quais as conseqüências da colonização? E da descolonização ( pós guerras, Guerra Fria)?
As conseqüências da colonização foram: economia dependente, subordinada ao mercado internacional capitalista, agricultura Plantations, economia voltada para atender necessidades do mercado internacional, sistema de transportes ligados para levar os produtos produzidos no continente para portos e guerras entre tribos rivais que vivem em mesmo território. A descolonização trouxe guerras, fome e dependência dos países africanos ao mundo capitalista.
4) Cite os climas e vegetação original da África.
A vegetação africana é composta de florestas equatoriais ( Floresta do Congo), raras plantas desérticas, os estepes e a vegetação meridional, mas o tipo de vegetação predominante na África é a savana. O clima africano é em geral equatorial ou tropical, exceto no extremo norte e sul onde é temperado. No deserto do Saara o clima é desértico.
5) Caracterize a população africana.
Um terço da população africana é branca e se concentra no norte do

Relacionados