Exerciciod resmat

1341 palavras 6 páginas
EXERCICIOS
1- Sabendo-se que a umidade absoluta real (Uabsr)de uma amostra de ar úmido é de 10 gramas de vapor pôr quilo de ar seco , e sua umidade absoluta de saturação(Uabss) é de 16,5 gramas de vapor para cada quilo de ar seco ; determinar a umidade relativa(Ur) da amostra.
2- Uma industria farmacêutica deseja implantar uma sala de moagem. Afim de obter uma boa qualidade no processo , beneficiará o setor com um sistema de ar condicionado. Definir as condições internas para este ambiente tendo em vista o máximo conforto térmico possível para as pessoas que ocuparão o setor durante o inverno. Condições ideais para o processo : Tbu = 13°C V = 0,5 m / s
3-Um ambiente foi condicionado a Tbs = 22°C e Ur = 50% . Verificar se os vidros das janelas externas ficarão embaçados, considerando que o pior caso de temperatura registrado naquela região foi de 10°C , e a Uabs = 5 g / Kg.
4-O ar tratado por um sistema de aquecimento e umidificação , é resultante de uma mistura composta de 70% de ar exterior e 30% de ar que retorna do ambiente. Determinar a Tbs e a Ur que o ar deve ser fornecido ao ambiente sabendo-se que :
A- Durante o processo para cada Kg de ar úmido foi fornecido 5 Kcal de calor sensível e 4,5 Kcal de calor latente:
B- Condições externas : Tbs = 10°C Ur = 20%
C- Condições internas: Tbs = 23°C Uabs = 11,5 g/kg
5-Verificando-se uma variação na escala de entalpia(h) de - 12 Kcal / Kg e sabendo-se que o sistema responsável pelo tratamento retirou durante o processo 8 Kcal / Kg de calor latente , determinar as condições finais do processo uma vez que no inicio a temperatura de bulbo seco (Tbs) = 35°C e a temperatura de bulbo úmido (Tbu) = 30°C. Justificar utilizando a carta psicrométrica.
6- O ar tratado pôr um condicionador é conduzido a uma sala através de tubulações que encontram-se entre o forro e laje. Deseja-se saber se ocorrerá condensação nas superfícies das tubulações sabendo-se que : a - O ar é conduzido pelas tubulações com

Relacionados