Exercicio3 GerenciaMemoria

1454 palavras 6 páginas
Sistema Operacional – Professor Claudio
Gerência de Memória
LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Quais as funções básicas da gerência de memória?

Manter o maior número de processos na memória, limpar a memória quando o processo termina, permissões de compartilhamento, proteção de acesso, execução de programas maiores que a memória disponível. Evitar acesso indevido em sistemas multitarefa; Cada processo tem sua área de memória; Acesso indevido pode causar perda de processos/dados; Execução de programas maiores que a memória disponível.

2. Considere um sistema computacional com 40kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20kb de memória?

Ao todo: 40kb de memória
SO: 10kb.Programa: 20kb
Sobram: 10kb

3. Suponha um sistema computacional com 64kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 14kb que implemente alocação contígua de memória. Considere também um programa de 90kb, formado por um módulo principal de 20kb e três módulos independentes, cada um com 10kb, 20kb e30kb. Como o programa poderia ser executado utilizando-se apenas a técnica de overlay?
90Kb não cabem de uma vez, módulo principal vai para a memória, o sistema operacional também, no espaço de 30kb restantes os três módulos independentes serão executados

4. Considerando o exercício anterior, se o módulo de 30kb tivesse seu tamanho aumentado para 40kb, seria possível executar o programa? Caso não possa,como o problema poderia ser contornado?

Não. Para contornar poderia se dividir o módulo de 40kb em outros dois de 20kb ou aumentar a memória física em mais 10kb.

5. Qual a diferença entre fragmentação interna e fragmentação externa da memória principal?

A fragmentação interna é a perda de espaço dentro de uma área de tamanho fixo. Numa memória secundária, ela ocorre quando um arquivo ou fragmento de arquivo não ocupa

Relacionados