Exercicio sobre málaria e doença de chagas

Páginas: 7 (1598 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
Nenhuma entrada de índice de ilustrações foi encontrada.FACULDADE SANTO AGOSTINHO-FSA
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: PARASITOLOGIA HUMANA
PROFESSOR(A): ADALBERTO PAZ
ALUNO(A): ________________________________________

Roteiro de estudo
1) Representados nas figuras os exames de sangue dedois pacientes brasileiros, que nunca saíram do país, e que revelam a presença de protozoários.

a) Quais são os protozoários que podem ser identificados no sangue dos pacientes.
R- No paciente I Plasmodium sp e no paciente II Trypanosoma cruzi.
PACIENTE I: Malária - Plasmodium sp -
PACIENTE II:Doenças de Chagas - Trypanosoma cruzi
b) De que forma estes pacientes poderiam ter adquirido osparasitas?
R- O paciente I pela picada da fêmea do mosquito Anopheles sp. O paciente II pela penetração do protozoário em algum ferimento ou através do local da picada do inseto barbeiro na pele. Ambos poderiam também adquirir esses protozoários através de transfusão de sangue contaminado.
2) A doença de Chagas e a malária, doenças provocadas por protozoários, afetam o sistema circulatório dohomem essas duas graves doenças, não-erradicadas no Brasil, afetam milhares de pessoas nas diferentes régios do país.

a) Compare o modo de infestação da malaria e da doença de Chagas e os locais onde os respectivos protozoários se alojam no homem.
R- Malária: picada da fêmea do mosquito Anopheles sp; O protozoário aloja-se nas células do fígado (hepatócitos) e hemácias (glóbulos vermelhos).Doença de Chagas: fezes contaminadas eliminadas por barbeiros quando sugam sangue de pessoas; transfusão de sangue. O protozoário aloja-se principalmente na musculatura cardíaca.
| modo de infestação | Locais onde se alojam |
Málaria | Natural picada das fêmeas do gênero Anopheles, parasitadas com esporozoitos em suas glândulas salivares. Transfusão sanguínea, Congênita (rara) | Nohomem – os esporozoítos circulam na corrente sanguínea depois desenvolve no interior de hepatócitose posteriormente nos eritrócitos.No inseto – desenvolvem-se no interior do intestino, no epitelio e nas glândulas salivares |
Doenças de Chagas | VetorTransfusão de sangueTransmissão congênitaAcidentes de laboratórioTransmissão oralTransplanteCoito | Circula no sangue e ataca o coração, bem comoórgãos do aparelho digestivo (esôfago e intestino). |

b) Cite 4 (quatro) medidas que poderiam conduzir à diminuição ou ate à erradicação da malária do Brasil.
R- Tratamento dos doentes, uso de telas nas casas, combate às larvas do mosquito transmissor (Anopheles sp) nas regiões alagadas, criação de peixes larvófagos em rios e lagos contaminados com as larvas do mosquito transmissor.
Tratamento dosdoentes, uso de telas e mosquiteiros em portas e janelas de casas nas regiões endêmicas, controle da população do mosquito Anopheles sp, uso de repelentes.
3) As manifestações gerais são representadas por febre, edema localizado e generalizado, poliadenia, hepatomegalia, esplenomeglia e, às vezes, insuficiência cardíaca e perturbações neurológicas,estes são sintomas da doença de chagas em qualdas fases? Justifique.
R- Na fase aguda.Pode ser sintomática (aparente) ou assintomática (inaparente). Esta é mais freqüente. Arnbas estão relacionadas com
o estado imunológico do hospedeiro.
4) Na cardiopatia chagásica crônica sintomática, o fato clínico principal é a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) por que isso acontece?
R- As alterações patológicas são predominantemente decorrentesda ação
direta do T. cruzi e da resposta imune do hospedeiro infectado , na fase crônica o agente etiológico desempenha papel bem menos relevante na patogênese da doença de Chagas.
5) Mariana é uma paciente que estar com doença de chagas e apresenta os sintomas principais são: disfagia, odinofagia, dor retroestemal, regurgitação, pirose, soluço, tosse e sialose.Podemos afirmar que ela se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa sobre doença de chagas e malaria
  • Malaria giardiase e doença de chagas
  • Malária e Doença de Chagas
  • Malária e Doença de Chagas
  • Conclusão sobre doença de chagas
  • Parasitológico de doença de chagas, leismaniose, toxoplasmose e malária
  • Malária e chagas
  • Doença de Chagas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!