EXERCICIO RESOLVIDO - PORTICO HIPERESTATICO

1490 palavras 6 páginas
PÓRTICOS HIPERESTÁTICOS

RESUMO
Este trabalho foi elaborado pesquisa sobre pórticos hiperestáticos, onde estaremos vendo uma do que se trata um pórtico, para que serve, e ao decorrer do trabalho será mostrado diagramas e cálculos de pórticos hiperestáticos.
Palavras-chaves: Pórtico hiperestático, pórtico bi-articulado, pórtico bi-engastado, pórtico engastado.
INTRODUÇÃO
As estruturas se caracterizam por serem as partes mais resistentes de uma construção. São elas que absorvem e transmitem os esforços, sendo essenciais para a manutenção da segurança e da solidez de uma edificação.
Uma estrutura é formada por elementos estruturais, que combinados dão origem aos sistemas estruturais. A finalidade de uma estrutura é receber e transmitir os efeitos das ações sofridas para o solo. Dessa forma, as estruturas devem ser construídas com materiais que não são perfeitamente rígidos, chamados materiais estruturais.
A execução de uma construção, seja ela de grande ou pequeno porte, implica obrigatoriamente na construção de uma estrutura suporte, que necessita de uma projeto, planejamento e execução própria. Desta forma, a estrutura em uma construção tem como finalidade assegurar a forma espacial idealizada garantindo integridade à edificação por tanto tempo quanto o necessário. PÓRTICO HIPERESTÁTICO
Em arquitetura, um pórtico é o local coberto à entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio. Pode se estender ao longo de uma colunata, com uma estrutura cobrindo uma passarela elevada por colunas ou fechada por paredes.
A ideia apareceu na Grécia antiga e influenciou diversas culturas, incluindo a maioria das ocidentais. O pórtico tem, geralmente, dimensões menores que um portal.
Alguns exemplos famosos de pórticos são o Pórtico Leste do Capitólio dos Estados Unidos, e o pórtico que adorna o Panteão, em Roma.
A cidade de Bolonha, na Itália, é muito famosa por seus pórticos. No total, existem lá mais de 45 quilômetros de arcadas, 38

Relacionados