EXERCICIO MORFOLOGIA 01

3777 palavras 16 páginas
MORFOLOGIA HUMANA
MSc. Carolinie Nobre 1. Sobre embriologia animal, assinale o que for correto.
01) A ectoderme dará origem à epiderme e seus anexos
(pelos, glândulas, etc.), à derme e aos sistemas nervoso e muscular.
02) Durante o estágio de nêurula, no dorso do embrião humano, a ectoderme forma um sulco que se aprofunda, originando a notocorda que persiste até a vida adulta dando suporte ao tubo nervoso.
04) Durante a gastrulação são observados os primeiros tecidos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme. 08) As células iniciais do embrião são denominadas de blastômeros. Após sucessivas clivagens dessas células, o embrião adquire a forma de uma estrutura maciça de células, a mórula.
16) Na fase de blástula, ocorre o aparecimento de uma cavidade cheia de líquido no interior da estrutura, a blastocela, e a camada de células que a delimita é a blastoderme. Com base na figura que ilustra a ovulação, fecundação e nidação (ou implantação) na espécie humana e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. As fímbrias da tuba uterina varrem o óvulo para a ampola, onde ele será fecundado.
II. À medidada que um zigoto passa pela tuba em direção ao útero, sofre uma série de divisões mitóticas originando os blastômetros. III. Logo que se forma uma cavidade na mórula, esta é convertida em um blastômetro que consiste no embrioblasto, numa cavidade blastoocística e num trofoblasto. IV. O trofoblasto formará a parte embrionária da placenta enquanto o embrioblasto corresponderá à formação do primórdio do embrião.

2. Com os estudos sobre células-tronco, proporciona grandes esperanças aos portadores de traumas com dano tecidual permanente. Resultados recentes, decorrentes da utilização desses tratamentos, mostram que animais com lesões nervosas apresentam sinais de recuperação. Utilizando os conhecimentos de embriologia e histologia, é correto afirmar que os resultados obtidos decorrem da capacidade das células-tronco de
a) produzir

Relacionados