exercicio fisico

Páginas: 7 (1681 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



CURSO : Educação Fisica Disciplina: Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Turma: 1°Semestre Turno: Nortuno


Felipe Firmino Fontes - RA : C035AH-7




Como surgiu o Exercício Fisico; O que é Conceito, conceito da educação & conceito da cultura .




SANTOS
2014
Mas de onde e como surgiram os exercícios físicos, quem os inventou e quais foram os primeiros praticantes.Segundo relatos e estudos mais aprofundados, os exercícios físicos surgiram quase que junto com o somem, segundo a ciência, pois desde os primórdios, o homem já tinha que andar para chegar a lugares onde iria encontrar comida ou correr atrás da caça. Isso já pode ser caracterizado como um exercício físico, claro que na época nem havia a hipótese disso ser considerado um exercício, mas com a evoluçãodo homem e o aperfeiçoamento e o estudo, descobriu-se que nossos ancestrais de milhares de anos atrás já praticavam atividades físicas. Uma explicação lógica para isso está na teoria do uso e desuso, proposta por Lamark, ou conhecida como teoria de lamarkismo.
Onde diz que com o tempo a utilização frequente de diferentes órgãos e aparelhos do corpo em épocas ou situações adversas, segundos osestágios cujo o homem passou até chegar ao que é hoje, desenvolveu-se e ao mesmo tempo houve um aperfeiçoamento de funções especificas que resultaram em mudanças morfofuncionais. Ou seja, ocorreram significativas mudanças no corpo do homem, devido a repetitivas atividades que iam influenciando na estrutura do corpo, desde aquela época e ao que temos hoje.
Segundo Lamark, “a função cria o órgão”.Com essa observação do cientista, conclui-se que existindo a espécie humana ou animal, há o movimento e portanto a pratica, parcial ou total, por querer ou sem ou pela sua repetição constante, acabou desenvolvendo os órgãos, aparelhos e sistemas e chegou nisso que possuímos hoje. O homem primitivo já usava de exercícios no seu dia a dia para conseguir o que lhe fazia falta, como, andar, marchar,correr, nadar e saltar para conseguir alimento, água e para caçar e também na criação e na construção de armas que auxiliavam esses homens a encontrarem alimento, como por exemplo, no arremesso de pedras até o topo de uma arvore que continha algum fruto, isso faria com que o fruto caísse e o homem conseguisse se alimentar, ou então, ele escalaria o tronco da árvore até chegar ao alimento desejado.Devido a repetição continua desses exercícios e na luta apela sobrevivências diria, sela ela na busca por alimentos ou em duelos por territórios, o homem primitivo, mesmo sem querer aperfeiçoava as suas técnicas, seu corpo passada por mudanças que seriam imperceptíveis por ele e totalmente inconsciente e gradativamente ele ia “criando” e aperfeiçoando seu corpo, que reflete e muito nos corpos quepossuímos hoje. Depois de milhares de anos de evolução e já com o cérebro desenvolvido, o homem criou o que chamamos hoje de educação física e a partir daí surgiram diversos esportes, técnicas, lugares onde praticar e claro, as competições esportivas como jogos de futebol, vôlei, competições de esgrima, até chegar às Olimpíadas, que foram criadas na antiga Grécia, na era Romana.
No Brasil, a maisantiga noticia sobre a pratica da educação física ocorreu durante o Brasil Colônia (essa época foi desde 1.500 até 1822). A descoberta da educação física no Brasil se deve a uma carta escrita por Pero Vaz de Caminha que relatou no documento indígenas dançando, pulando e girando ao som de uma gaita tocada por um português (conhecido como Ramos). Segundo Caminha e Ramos, este foi a primeira “aula”de ginástica e recreação relatada em nosso país.
De fato, sabemos que as atividades físicas que eram praticadas pelos indígenas da época do Brasil Colônia estavam absolutamente relacionadas a aspectos de cultura primitiva destes povos. Posteriormente, surgem as primeiras senzalas, principalmente no estado do Rio de Janeiro e da Bahia e com a vinda dos africanos, trazidos como escravos na época,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EXERCÍCIOS FISICOS
  • exercicios fisicos
  • Exercícios físicos
  • exercicio fisico
  • Exercicio fisico
  • Exercícios Físicos
  • exercicios fisicos
  • Exercícios físicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!