Exercicio faculdade

Páginas: 6 (1409 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
OS ANOS 60: DÉCADA REVOLUCIONÁRIA DA MODA




RESUMO:

O presente estudo aborda os anos 60, época onde a juventude se impôs e todo o modo de se vestir foi alterado. O objetivo deste artigo é esclarecer as mudanças ocorridas nesse períodoe a sua respectiva influência nos dias de hoje, e a perca da influência da alta costura para o prêt-à-porter. O trabalho visa ainda demonstrar os grandes criadores de estilo que fizeram toda diferença naqueles dias, não apenas na indumentária, mas também no estilo de vida.
Palavras-chave: Moda; Anos 60; Cultura jovem; Estilistas.

INTRODUÇÃO:

Desde a segunda metade da década de 30uma nova categoria de consumidores de moda começava a emergir com força: a juventude. Um público com sensibilidade diferente da moda desenvolvida por costureiros que objetivavam os salões, coquetéis e festas. Este mercado jovem identificado com a vida na rua cresceu vertiginosamente durante os anos 50.

Esta geração ficou conhecida como Baby Boom. As filhas já não imitavam mais asmães na hora de se vestir. Adotaram um estilo original, buscando roupas populares produzidas em grande escala pela indústria. Vestiam o tal traje de oposição à velha sociedade burguesa. A indústria do prêt-à-porter foi uma das incentivadoras desse processo, que se iniciara mais de 20 anos atrás e ganhara total força nos anos 60.
O vestuário passa a ser uma forma de expressão de novasideias ideológicas e sexuais. E assim surgiram estilistas que contribuíram para esse manifesto dos jovens. O principal exemplo de criador de imagem dessa época é Mary Quant, criadora da mini-saia, que expressava a liberdade da mulher sobre seu corpo¹ (NERY, 2003)

______________
1: “Outros grandes nomes como Kenzo, Yves Saint Laurent, Karl Lagerfeld, Sonia Rykeil e Cacharel comprometeram-se afazer uma moda não convencional, cujas sugestões foram depois assimiladas e popularizadas pela indústria de confecção”. (pág. 248)

A pergunta que a autora desenvolverá ao longo deste texto é: De que forma as tendências desta década influenciaram os modos de consumo e o estilo de vida dos dias atuais ?
O objetivo desse artigo é analisar as mudanças ocorridas, nesse período, na vidadas pessoas, na moda, na economia para então traçar um paralelo com a nossa atualidade.
Para conquistar esse objetivo foram utilizados principalmente como fonte de pesquisa três importantes livros nacionais de Moda.


CONTEXTO DE MUDANÇAS DA ÉPOCA:

O excesso de poder aquisitivo dos anos 60 levou à comercialização dos ídolos públicos, de James Bond aos Beatles, atéentão jamais vista. Nunca antes as pessoas puderam adquirir tantas extravagâncias da moda. Um exemplo disso foi o sucesso de vendas, na Europa, de perucas vindas dos EUA, acessório esquecido desde o Rococó² (NERY, 2003).
As butiques, uma nova forma de comércio diferenciado que unia moda, decoração, música ambiente em harmonia no mesmo espaço, satisfizeram o gosto do consumidor, no caso opúblico alvo era o jovem. Independente do local no mundo onde a butique de uma marca se encontra, ela mantem as suas características originais, inaugurando assim um espaço globalizado.
O ideal da época era a juventude rebelde, com a qual a publicidade gastou fortunas. Os jovens, levados a sério, foram tratados com grande respeito, uma vez que representavam o novo mercado, uma grandefreguesia. Deste modo, sabemos que até hoje grande parcela do mercado de moda se destina aos jovens, os grandes consumidores, até porque estes estão mais ligados às novidades, as tendências e utilizam da indumentária para expressar suas ideias e se diferenciar dos demais.
___________________
2: Para uma melhor compreensão sobre as transformações ocorridas nos anos 60, sugerimos o livro de Marie...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FACULDADE PIT GORAS EXERCICIO
  • Exercicios de fisica faculdade
  • EXERCICIOS DE ESTATÍSTICA APLICADA FACULDADE OBJETIVO
  • Exercicio preço de venda celer faculdades
  • FACULDADE ALFREDO NASSER Exercicios 02
  • Resolução exercicios fundamentos de fundamentos telecom (faculdade sumaré)
  • faculdade
  • FAculdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!