Exercicio Enem

Páginas: 31 (7555 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014

Simulado Enem- Português
Parte superior do formulário
Questão 01

A propaganda, em geral, utiliza elementos de persuasão verbais e não verbais, para o convencimento do público a que se destina. Pode provocar o medo, pela intimidação com antevisão de consequências negativas; jogar com a emoção, pela comoção com atuação sobre os sentimentos; buscar a sedução, pelo encantamento e provocaçãodo desejo; atuar com manipulação, pela chantagem e a ameaça nela contida; disfarçar objetivos, pela dissimulação que encobre a verdade
Na propaganda acima, voltada para o público feminino, a identificação entre a máquina lavadora e uma bela mulher e a caracterização de ambas como bonitas e modernas pretendem funcionar como elemento de:


A. intimidação.


B. sedução.


C. redução


D.chantagem.


E. dissimulação.



Questão 02
No site “Direto da Redação” (http://www.diretodaredacao.com), o colunista Urariano Mota apresentou, em 18/4/2013, sua opinião sobre o tema da redução da maioridade penal, no artigo “Criança é tão criminosa quanto um adulto?”, que foi objeto de diversos comentários de leitores.
Destacamos, a seguir, um fragmento do texto de Urariano (texto I) eum dos comentários, o do leitor Wilson Silveira (texto II).
Texto I
      Chega a ser irônico. Neste 18 de abril, temos o Dia Nacional do Livro Infantil, uma homenagem ao dia de nascimento de Monteiro Lobato. Mas ontem veio a público uma pesquisa do Datafolha sobre a redução da maioridade penal. Por que fenômenos tão diferentes se avizinham? Um calendário não se explica, pois na véspera do Dia doLivro Infantil soubemos que 93% dos moradores da cidade de São Paulo querem a prisão para menores a partir de 16 anos. Noventa e três por cento são quase uma unanimidade (...).
      É claro que a última pesquisa espelha um instante de abalo emocional na população. Ela veio depois do assassinato do universitário Victor Hugo Deppman. O suspeito pelo crime é um jovem que estava a três dias defazer 18 anos. Isso foi repetido à náusea. (...)
      Ainda que sinta a batalha perdida diante do clamor, é um dever de consciência não seguir a onda do momento. Está certo, é justo, criminosos têm que ser punidos. Se possível, com algo exemplar, que iniba e reprima o crime. Mas para a maioridade penal que deveria cair, levanto algumas perguntas:
      Qual seria o limite da redução? 12 anos, 11anos, 10, 9, 8, 7 anos? Bebês? Qual o limite? Sintam que a cada redução devem ocorrer novos crimes que estarão no limite da punibilidade. Mais: com o necessário aumento da população carcerária, que já é um inferno e um fracasso do sistema, não estaríamos dando ótimas escolas do crime aos meninos?
Texto II
     

Caro Urariano. Claro que, no nosso país, assim como em outros ditos do primeiromundo, há exclusão e pobreza. Mas, nem por isso, postergam a punição dos que cometem crimes para depois, quando não mais existir exclusão e pobreza. Sempre, quando se fala em punir os chamados “menores infratores”, há esse tipo de argumento paralisador, da culpa da exclusão e da pobreza, da má distribuição de renda etc etc. Enquanto isso, cidadãos continuam sendo mortos, em escala crescente, sejapelos assassinos maiores de idade, seja como resultado do que se chama, eufemisticamente, de infração, quando o agente é “de menor”. Com isso, os menores de idade, que antes assumiam os delitos dos maiores a fim de isentá-los, hoje estão cientes da impunidade e passaram eles próprios, os menores, a gerir suas próprias quadrilhas e ordenar ou praticar crimes cada vez mais hediondos. É recorrente oargumento acerca da dificuldade de entender como uma pessoa que as leis consideram apta a votar, pode ser considerada impossibilitada de ser apenada pelos crimes, e não meras infrações, que comete.(...). O que parece sem sentido é assistir um cidadão de 17 anos e onze meses, como em um recente caso, deixar de responder, como adulto, pelo ato de adulto.
A leitura dos dois textos permite a conclusão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercícios ENEM
  • Exercicios enem geografia
  • Exercícios de gráficos: mod enem
  • Exercícios ENEM Química
  • Porcentagem Matematica Exercicios Resolvidos Enem Romulo Garcia
  • enem
  • Enem
  • o que é enem?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!