Exercicio 5 e 6 LIVRO ECONOMIA BRASILEIRA DE ANTONIO CORREA LACERDA

1127 palavras 5 páginas
Universidade do Estado da Bahia
Professor: Armando Alberto da Costa Neto
Aluno: Emerson Luis Alves de Oliveira.
Disciplina: Economia Brasileira:
Capitulo 5.
Questão 01- Quais foram os efeitos da grande depressão sobre a politica econômica brasileira?
A grande depressão que atingiu a economia mundial de 1930 é considerada como o marco fundamental do processo de consolidação da produção industrial brasileira e mesmo de toda América-Latina.
Os principais efeitos da grande depressão sobre a economia brasileira foi que graças à grande depressão o café que até então era o produto que determinava a economia brasileira deixou de ter tanta força para dar lugar a indústria, mesmo que a produção industrial tenha sido inferior a agrícola por décadas após a grande depressão. Mas esse e o principal marco de mudança da economia brasileira deixando de lado a proteção da politica do café e tendendo para uma politica em favor da classe industrial ascendente.
Questão 04- Que papel assumiu o mercado interno após a grande depressão?
Devido a grande depressão, houve uma queda no nível de renda de 25% a 30%, e o nível de renda dos produtos importados subiu com consequência a redução das importações foi na ordem de 60% baixando de 14% para 8% do produto interno. Parte da procura antes satisfeita pelas mercadorias estrangeiras passou a ser atendida pela oferta interna. Com isso a demanda interna passou a ter importância crescente como elemento dinâmico na conjuntura da recessão mundial.
A intensidade de procura por produtos no mercado interno criou uma situação nova com o aumento do mercado interno no processo de formação de capital e no conjunto de investimentos no país.
Resumindo o mercado interno foi a principal válvula de escape da recessão mundial atuando como principal fator dinâmico da economia brasileira nos anos de crise mundial. Isso pode foi constatado por furtado que disse:
“O fator dinâmico principal nos anos que se seguem à crise, passar a ser, sem nenhuma

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • BADARO Gustavo
    550748 palavras | 2203 páginas