Exercer A Cidadania Vai Al M De Participar De Mutir Es P Blicos

828 palavras 4 páginas
“Exercer a cidadania vai além de participar de mutirões Públicos”.

A importância e necessidade da interação publica à decisões e tomadas de iniciativas políticas é evidente e tem maior visibilidade no país a partir da década de 80. A América latina em particular é marcada até hoje pela grande diferença entre as classes socais, onde muito próximo localizam-se grupos em extrema pobreza e precariedade de serviços básicos e ao mesmo tempo indivíduos com níveis econômicos bastante elevados gozando de privilégios não possíveis a todos. Essa disparidade de classes leva o governo a traçar ações voltadas de diferentes formas a fim de tentar “agradar” as duas classes.
O investimento da verba pública, paga tanto pelo pobre, quanto pelo rico acaba por ser muitas vezes investida em planos estatais incentivando o crescimento dos que já mantém uma posição boa, e precarizando por mais tempo os que necessitam de mais atenção. Pontuando melhor com exemplo, posso citar um tópico bastante questionável e em foco atual, A copa do Mundo. Mesmo o país não dispondo de serviços de atenção básica a oferecer a própria população, referindo-me a saneamento básico, transporte, segurança ou mesmo saúde – tida como direito de todos e dever do estado após a conferência de 88- , o governo investe em hotéis de luxo para hospedagens de estrangeiros, em estádios muito caros situados em regiões de difícil acesso e com alto índice de violência, dentre tantos outros investimentos que vem por si comprovar a continua do governo em traçar seus investimentos nos grupos que já detém um certo poder econômico e continuar a ludibriar a população mais pobre que por sua vez tende a manter-se mais oprimida por não acreditar na voz da população.
Como citado anteriormente, a década de 80 foi marcada pela forte expressão da voz do povo, pode-se assim dizer. Um marco expressivo e de bastante relevância que faz comprovar a importante e necessidade da participação da população foi a incorporação da participação

Relacionados