exerc lpt

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013
Atividade Avaliativa Unidade 5

Leia os textos a seguir e os interprete.
Os textos a seguir são referências para as questões 1 e 2. Após a notícia de que os alunos de escolas públicas de São Paulo usariam uniformes com marca de patrocinadores, o jornal Folha de S. Paulo publicou, em 10/09/2005, duas respostas à questão: “É correto veicular publicidade em uniformes escolares em troca de suadoação?”. Leia a seguir trechos dessas respostas.
1 – Segundo os textos 1 e 2, é correto afirmar:
I. Embora façam uso de argumentos diferentes, Pinotti e Brito defendem o mesmo ponto de vista sobre a veiculação de propaganda nos uniformes escolares.
II. Para Brito, é inaceitável veicular publicidade em uniformes escolares, uma vez que essa prática configura a exploração econômica de crianças eadolescentes.
III. Segundo Pinotti, a questão dos uniformes com propaganda dos patrocinadores já foi discutida com a Abravest, mas as Instituições interessadas ainda não formalizaram um acordo.
IV. Para Pinotti, os benefícios decorrentes da economia com a compra de uniformes são maiores do que o custo de impor aos alunos uniformes com publicidade.
Assinale a alternativa correta:
a) Somenteas afirmativas II, III e IV são verdadeiras. Correta
b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.







02 – NÃO é possível deduzir dos textos 1 e 2:
a) Os uniformes escolares não veicularão propaganda de produtosnocivos à saúde.
b) Os professores das escolas públicas estão reivindicando mais conforto no ambiente de trabalho. Correta
c) A Secretaria de Educação do município de São Paulo compra uniformes para os alunos das escolas públicas.
d) A ampla divulgação de uma logomarca institucional ou da marca de um produto tem como resultado um aumento de faturamento
e) Obrigar alunos de escolas públicas a usaruniformes com marcas institucionais configuraria exploração econômica.

O texto a seguir é referência para as questões 3 e 4.
Ele, Ela
Num dia cinzento de janeiro, Lawrence Summers – o presidente da Universidade Harvard – sugeriu que diferenças inatas na estrutura do cérebro masculino e do feminino poderiam ser um fator determinante para a relativa escassez de mulheres na ciência. Asdeclarações reacenderam um debate que se desenrola há um século, desde que os cientistas que mediam a dimensão do cérebro de ambos os sexos começaram a sustentar a ideia, baseados em sua principal conclusão – a de que o cérebro feminino tende a ser menor –, de que as mulheres são intelectualmente inferiores aos homens. Até hoje ninguém conseguiu nenhuma evidência de que as diferenças anatômicas tornem asmulheres incapazes de obter distinção acadêmica em matemática, física ou engenharia. E o cérebro de homens e mulheres comprovou ser muito semelhante em vários aspectos. Por outro lado, ao longo da última década, pesquisadores que estudam questões diversas, do processamento da linguagem à navegação, passando pela gravação de memórias emocionais, também revelaram uma série impressionante de variaçõesestruturais, químicas e funcionais entre cérebro de homem e de mulher. Até não muito tempo atrás, os neurocientistas acreditavam que as diferenças no cérebro de sexos diferentes se limitavam às regiões responsáveis pelo comportamento de acasalamento. Essa visão foi posta de lado por uma onda de descobertas que ressaltam a influência do gênero em várias áreas da cognição e do comportamento,incluindo memória, emoção, visão, audição, processamento de rostos e resposta do cérebro aos hormônios do stress. Esse avanço se acelerou nos últimos dez anos com o uso de técnicas de imageamento sofisticadas e não invasivas, como a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a ressonância magnética funcional (RMf), com as quais é possível observar o cérebro em ação. As divergências não são apenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Museu lpt
  • trabalho LPT
  • Trabalho de lpt
  • Trabalho LPT
  • Silene lpt
  • Trabalho de lpt
  • Reda O LPT
  • APOSTILA LPT

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!