Exerc Cios Trovadorismo

885 palavras 4 páginas
Literatura Brasileira – Turma _______ Prof. Jorge A. Feldens Data: _____________

Nome da dupla: ______________________________

EXERCÍCIOS OS PRINCÍPIOS DA LITERATURA PORTUGUESA – TROVADORISMO Instruções: No final do período, cada dupla deve entregar o questionário! É permitida a consulta ao livro e às anotações do caderno.

1. Marque "V" para as afirmativas verdadeiras, e "F" para as falsas: ( ) As Cantigas de Amor apresentam um Eu­Lírico feminino.
( ) As Cantigas de Amigo apresentam um Eu­Lírico masculino.
( ) As Cantigas de Escárnio trazem uma crítica direta e mais grosseira do que as de Maldizer.
( ) As Cantigas de Escárnio apresentam uma crítica indireta e irônica.
( ) A poesia da primeira época medieval compõe­se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita).
( ) O escárnio é identificado como sátira indireta por não ser muito contundente e por
"encobrir" a agressividade através de alguma ambigüidade.
( ) As Cantigas de Maldizer distinguem­se das de Escárnio por apresentar sátira direta. A crítica, sempre contundente e clara, muitas vezes usa o baixo calão (palavrão) e dá nome à pessoa criticada.
( ) As cantigas de Amor tematizam a confissão amorosa do homem em relação a uma mulher, geralmente lamentando o seu sofrimento de amor. Sendo o homem quem fala, costumamos dizer que se trata de um "eu­lírico" masculino .
( ) O emissor nas Cantigas de Amigo é a mulher, por isso dizemos que o "eu ­lírico" é feminino. Na verdade, também nas Cantigas de Amigo o autor é um homem, mas que se faz passar pela mulher que namora ou pela qual tem interesse.

A dona que eu am'e tenho por Senhor amostrade­mh­a Deus, se vos en prazer for, se non dade­mh­a morte. A que tenh'eu por lume d'estes olhos meus e porque choran sempr(e) amostrade­mh­a Deus, se non dade­mh­a morte. Essa que Vós fezestes

Relacionados