Exerc Cios Resolvidos Sobre Geopol Tica E Economia

1792 palavras 8 páginas
Exercícios Resolvidos sobre Geopolítica e Economia
Leia também: Exercícios Resolvidos sobre Geopolítica

1. ENEM 2002 - "O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geralmente coincidem com os de locais de habitacao dos grupos étnicos"
MARTIN, A. R. Fronteiras e Nacoes. Contexto, Sao Paulo, 1998.
Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedecem a limites naturais, a Africa apresenta as caracteristicas citadas em virtude, principalmente,
(A) da sua recente demarcação, que contou com técnicas cartográficas antes desconhecidas.
(B) dos interesses de países europeus preocupados com a partilha dos seus recursos naturais.
(C) das extensas áreas desérticas que dificultam a demarcação dos "limites naturais".
(D) da natureza nômade da população africana, especialmente aquelas oriundas da África Subsaariana.
(E) da grande extensão longitudinal, o que demandaria enormes gastos para demarcação.
2. (UNESP) No mundo atual têm ocorrido grandes transformações socioeconômicas atribuídas ao processo de globalização. a) O que é globalização?
R=a) Integração econômica e social. Capital e mercadorias circulam segundo as leis de mercado. Pouca participação do Estado nacional. A globalização é favorecida pelas comunicações e informática. b) Cite um aspectos positivo e um negativos da atual globalização.
R= b) Positivos: circulação de informações beneficia o conhecimento, melhorando a educação; facilidades na geração de lucros, novos sistemas produtivos, diversidade de empregos.
Negativos: concentração de renda e de informação, necessidade de redefinição do papel do estado para evitar demandas sociais reprimidas.

3-(UFSCAR) No bojo da Globalização, entendida como processo de constituição de uma economia-mundo, o surgimento das empresas transnacionais representa a (re)construção de múltiplos espaços:

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas