Exerc Cios Parasitologia C Pia 1

2789 palavras 12 páginas
Exercícios Parasitologia
No diagnóstico parasitológico das fezes, dependendo da consistência do material fecal, pode-se encontrar diferentes formas dos protozoários intestinais. O técnico necessita estar atento para este ponto, pois será determinante para escolha da técnica e a possível forma do protozoário pesquisada. As formas de vida encontradas no diagnóstico da Giardíase em fezes formadas e fezes diarreicas, respectivamente, são:

A) Cisto e Trofozoítos.
B) Cisto e Oocistos.
C) Trofozoítos e Cisto.
D) Trofozoítos e Oocistos.
E) Merozoítos e Trofozoítos

Em uma creche houve um surto de diarreia em 82% das crianças e 38% dos funcionários. Após os exames de fezes, o protozoário Giardia lamblia foi incriminado como agente causador da doença. A forma de contaminação deste parasito ocorre através de cistos presentes em água e alimentos contaminados, eliminados nas fezes de portadores sem a doença. Quando uma pessoa tem a doença, elimina principalmente trofozoítos do protozoário. Com base no caso exposto, indique as principais fontes de contaminação para a água e os alimentos da creche.

A) As fezes dos funcionários sem diarreia
B) As fezes das crianças sem diarreia
C) As fezes das crianças com diarreia
D) As fezes dos funcionários com diarreia
E) As fezes das crianças com e sem diarreia

Diversas espécies de protozoários sanguíneos e tissulares podem parasitar o homem. Para aquelas sanguíneas a técnica parasitológica de escolha é o estiraço em lâmina corado pelo Giemsa, quando, normalmente, principalmente na fase aguda da doença, podem ser encontrados diretamente no sangue periférico humano. Examinando um estiraço sanguíneo, aumento de 1.000 vezes, você encontra um protozoário dentro da hemácia, e outro fora. Os parasitos mais prováveis, respectivamente, são:

A) Plasmodium falciparum e Trypanosoma cruzi.
B) Plasmodium vivax e Toxoplasma gondii.
C) Trypanosoma cruzi e Leishmania braziliensis.
D) Leishmania chagasi e Toxoplasma gondii.
E) Toxoplasma

Relacionados

  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas