EXERC CIOS ITANAIRES

3315 palavras 14 páginas
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Prof. Gerisval Alves Pessoa

Lista de Exercícios – 2ª Avaliação

1. Estratégias empresariais dão conta dos caminhos definidos pelo planejador e sua equipe para mover a empresa da situação atual aos objetivos estratégicos, por meio das oportunidades e ameaças detectadas em seu plano. Assim, definem o que as pessoas envolvidas na gestão do negócio deverão realizar ao longo dos próximos anos para que a empresa se transforme a contento e seja capaz de atingir os seus objetivos.

Considerando os fatores que afetam as condições dos negócios, no que concerne à definição e à implantação de modelos estratégicos, avalie as afirmações abaixo.

I. O conceito de mercado restringe-se à perspectivageográfica e, portanto, a cada movimentoestratégico de expansão que se pretender realizar.
II. No modelo teórico de Ansoff, propõe-se,basicamente, o caminho a ser seguido para ocrescimento da empresa nos anos seguintes àsua criação.
III. A resposta do caminho para o crescimento daempresa está associada, invariavelmente, a trêscampos de reflexão: mercados novos, produtosnovos ou atuais e integração.
IV. O conceito de produto diz respeito aos itens quecompõem a variedade de produtos da empresa,sua amplitude e sua profundidade.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I
b) III.
c) IV
d) II e III
e) I, II e IV.

2. A maneira mais tradicional de se realizar a análise das “Cinco Forças” é, em cada uma delas, verificar como se comportam os elementos em relação a cada um dos cenários estabelecidos por Porter.

Considerando que o objetivo das empresas, conforme reforça Porter, é a busca de melhor posicionamento competitivo,o que remete não à forma como a empresa deseja ser vista ou percebida no mercado, mas, sim, à forma como eladeseja atuar em relação às forças competitivas em busca de posição de maior rentabilidade diante de uma análiserealizada, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A importância das Cinco Forças

Relacionados