EXERC CIOS DE T CNICAS DE IRRIGA O E DRENAGEM PARA ENTREGAR 3

358 palavras 2 páginas
ETEC Martinho di Ciero
Práticas Construtivas
Recuperação para entregar 8/12/2014
Nome: Deborah Lourenço Ferraz

Comprei um projeto de irrigação para o jardim da minha casa e para a minha chácara, mas eles não querem me explicar o que tudo aquilo significa! Não estou entendendo o que está lá. Você poderia me ajudar?

1) O que quer dizer lâmina líquida? O projetista disse que em casa o solo é arenoso, então a lâmina líquida tem que ser de 9 mm e na chácara o solo é franco argiloso e a lâmina tem que ser de 19 mm. Por quê?
É a disponibilidade total de água do solo (DTA), calculada pela equação abaixo.
Equação 1. DTA

A diferença das lâminas pode ser observada na equação 1, onde dg corresponde a densidade do solo em g/cm3, ou seja, quanto mais argiloso o solo (menos poroso) maior será a necessidade de água.

2) Falou também de uma tal de lâmina bruta. Falou que como vou usar aspersores vou ter que colocar 12,5 mm em vez de 9 mm e 25 mm ao invés de 19 mm. Por que tenho que colocar mais água do que precisa?
A irrigação por aspersão apresenta uma eficiência (Ef) média de 75%, ou seja, há uma diferença entre a quantidade de água mobilizada para a irrigação e a realmente incorporada ao solo, que precisa ser corrigida pela equação 2.
Equação 2. Lâmina bruta

3) Ele disse que pra eu conseguir isso, o tempo de irrigação da minha casa vai ter que ser de 4 minutos por setor. Em casa tem três setores. Mas eu só tenho um jardim!!! Por que não posso irrigar tudo de uma vez?
Ao tentar irrigar tudo ao mesmo tempo a pressão para o volume de água não será suficiente, perdendo-se eficiência na irrigação.

4) Estou querendo economizar! O alcance de cada aspersor é de 6m, mas eu mandei colocar um a cada 12 m. Não estou certa?
Colocando os aspersores a uma distancia maior que o alcance deles, acarretará em áreas que não receberam água. Deve haver superposição dos jatos d’água para que nenhuma área fique sem água.

Relacionados