EXERC CIOS DE CLIMATOLOGIA

Páginas: 13 (3234 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015

CLIMATOLOGIA
Questão 01)
É um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais nas porções central e leste do Oceano Pacífico. Provoca queda brutal da produtividade da pesca e do guano na costa do Peru, pela grande redução de fitoplâncton. Além disso, provoca graves perturbações climáticas em escala global, como secas anormais, ciclones e inundações.
O texto refere-seao fenômeno
a) células de Walker. b) El Niño. c)de desertificação.
d) dos anticiclones subtropicais. e) La Niña.

células de Walker


El Niño - OPEO
aquecimento anômalo das águas superficiais do Pacífico Equatorial Oriental
Noroeste do Rio Grande do Sul as chuvas chegam até 300% acima da média climatológica.
Região Niño 3 no Pacífico.
Impede a Ressurgência na borda ocidental da América doSul (Peru e Equador).
Perda de oxigênio das águas aquecidas.
Dilatação das águas do Oceano Pacífico.



La Ninã - OPECO
Pacífico Equatorial Central e Oriental.
EL VIEJO E anti-EL NIÑO
Durante os episódios de La Niña, os ventos alísios são mais intensos que a média climatológica.


COMPARANDO

La Ninã apresenta maior variabilidade.
El Niño apresenta um padrão mais consistente.
ElNiño e La Niña são oscilações normais, previsíveis das temperaturas da superfície do mar, nas quais o homem não pode interferir. São fenômenos naturais, variações normais do sistema climático da Terra, que existem há milhares de anos e continuarão existindo.


ANTICICLONE







Questão 02)
Com base na figura, aponte a alternativa correta:



a) A corrente fria de Humboldt, no HemisférioSul, causa queda da temperatura nas áreas litorâneas (2). Isso provoca condensação e precipitação. Ao chegar ao continente, a massa de ar se torna seca (3).
b) Quando a massa de ar úmido (1) se desloca para o continente, refria-se ao passar sobre a corrente de Humboldt, atrasando o processo de precipitação e chegando ao continente como massa de ar seco (3).
c) Ao chegar ao continente, as massas dear estão quentes e úmidas e originam desertos, como o de Atacama (Chile) e o da Califórnia (Estados Unidos).
d) A corrente do Golfo, por ser quente, impede o congelamento do Mar do Norte e ameniza os rigores climáticos do inverno na porção ocidental da Europa. Já a corrente de Humboldt causa queda da temperatura em áreas litorâneas, diminuindo o processo de condensação do ar e de chuvas nooceano.
e) A massa de ar úmido (1), deslocando-se em direção ao continente, aumenta sua temperatura ao passar sobre a corrente de Humboldt, retardando as chuvas.



Questão 03)
De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem três tipos de chuvas: frontal, orográfica e convectiva (ou de verão):



Achuva demonstrada na figura é do tipo:
a) Orográfica – barreiras no relevo levam as massas de ar a atingir grandes altitudes, o que causa queda de temperatura e condensação do vapor. As chuvas costumam ser localizadas, intermitentes e finas.
b) Convectiva – atingindo altitudes elevadas, a temperatura aumenta e o vapor se condensa em gotículas que permanecem em suspensão. O ar fica mais denso, descefrio e seco para a superfície e inicia novamente o ciclo convectivo. Após a precipitação, o céu fica claro novamente.
c) De verão ou convectiva – são causadas pela ascensão ou pela descida lenta (subsidência) do ar. O ar mais próximo da superfície terrestre se aquece e ascende na atmosfera ao atingir camadas mais frias da troposfera. O vapor d’água se condensa, formam-se nuvens e chove.Geralmente são chuvas torrenciais de curta duração acompanhadas de raios e trovões.
d) Frontal – geralmente ocorre em zonas de contato entre duas massas de ar com características semelhantes. Logo, inicia-se o processo de condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva.
e) Frontal – esse tipo de chuva resulta do deslocamento horizontal e eventual choque entre massas de ar com diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EXERC CIOS
  • EXERC CIOS
  • EXERC CIO
  • Exerc Cio
  • Exerc Cios
  • exerc cios
  • EXERC CIOS
  • Exerc cios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!