Exerc cios Avaliativos de Sociologia

344 palavras 2 páginas
Exercícios Avaliativos de Sociologia - Respostas

1- Estruturalista e funcionalista. Porque Emile Durkheim fala que o mundo é moldado por nós.
2- Emile Durkheim, Max Weber, Karl Max.
3- Nasceu em 1858, francês. Formado em Filosofia, é um dos Pais da Sociologia.
4- Desde o século XVI diversas transformações vem acontecendo e caracterizaram no que chamamos hoje Capitalismo.
5- Coesão social, portanto, onde predomina a solidariedade orgânica, a coesão social não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas: isto é, o direito.
6- É um conjunto cultural das ideias morais e normativas, a crença em que o mundo social existe até certo ponto à parte e externo à vida psicológica do indivíduo.
7- Embora todos possuam sua "consciência individual", seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, o interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento.
8- Fatos sociais são as normas sociais e culturais externas ao indivíduo. As características são coercitividade (essas normas são fortes de maneira a obrigar o individuo a cumpri-las), exterioridade (não dependem da conciencia do individuo) e generalidade (não existem para um individuo específico, mas para a coletividade)
9-Características do Fato Social
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
10- Fato social normal: Quando se encontra generalizado na sociedade ou desempenha alguma função social

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas