Exerc Cio1 Ci Ncias Socias2015

267 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Disciplina: Fundamentos de Sociologia

Docente: Luciana Mendonça

Questões para o Exercício 1

Instruções gerais:
1) Estas questões serve de guia de estudo para o conteúdo ministrado na disciplina até o dia 25 de maio de 2015 e deverão ser respondidas em sala de aula nesse dia (25/05)
2) As respostas devem ser individuais/pessoais e não poderá haver consulta ao material (anotações ou textos) durante a realização do exercício;
3) A cópia (plágio) não será aceita sob hipótese alguma, implicando em anulação do exercício, ou seja, atribuição de nota zero;
4) Dois importantes critérios de avaliação serão a pertinência e a abrangência das respostas;
5) O exercício terá um valor total de 10 pontos;
6) É obrigatório incluir no cabeçalho da folha de respostas o nome completo d@ alun@;
7) Solicita-se atenção à escrita e caligrafia legível;

Uma boa avaliação para tod@s!

Questões

1) A sociologia contemporânea está, por um lado, marcada pelos problemas, teorias e métodos desenvolvidos pelos clássicos; por outro, ela é desafiada e busca dar respostas às questões sociais que emergem no presente.
Comente a frase acima utilizando toda a matéria estudada até o momento. Você deve incluir necessariamente em sua resposta uma reflexão sobre o pensamento de Marx, Durkheim e Weber e sobre, pelo menos, dois autores contemporâneos.
(6 pontos)

2) Como a perspectiva de Howard Becker nos ajuda a compreender o desvio e o crime numa sociedade complexa e multicultural? Você deve incluir necessariamente em sua resposta uma reflexão sobre socialização.
(4 pontos)

17 de Maio de 2015

Relacionados