Exerc Cio F Sico No Tratamento E Preven O De Idosos Com Osteoporose11

3819 palavras 16 páginas
Exercício físico no tratamento e prevenção de idosos com osteoporose: uma revisão sistemática
Marcelo Lasmar dos SantosI; Grasiely Faccin BorgesII
IAcadêmico de Fisioterapia, bolsista de Iniciação Científica (FAPEAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, AM - Brasil, e-mail:marcelo_lasmar@hotmail.com
IIDoutoranda em Ciências do Desporto pela Universidade de Coimbra, docente do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, AM - Brasil, e-mail: gfborges@ufam.edu.br

RESUMO
INTRODUÇÃO: A atividade física influencia a manutenção das atividades ósseas normais, e por este motivo vem sendo indicada no tratamento da osteoporose.
OBJETIVO: Verificar na literatura científica a influência do exercício físico na prevenção e no tratamento da osteoporose em idosos.
METODOLOGIA: A presente pesquisa foi sustentada através de revisão sistemática de literatura, com a utilização das bases de dado eletrônicas: LILACS, SciELO e PubMed. Foram utilizados os seguintes descritores na língua portuguesa: osteoporose, exercício físico, idosos, tratamento e prevenção, sendo estes utilizados para pesquisa nas bases LILACS e SciELO; e na língua inglesa, foram utilizados os seguintes: osteoporosis, physical exercise, elderly, prevention e treatment, sendo esta busca realizada na base de dados PubMed. Foram selecionados os resumos que apresentaram critérios iniciais de seleção.
RESULTADOS: De um total de 203 artigos encontrados, 27 preencheram os critérios de inclusão e exclusão, sendo que 9 artigos se concentraram no tratamento, 16 na prevenção e 2 no tratamento e na prevenção. Os exercícios que mais se destacaram no tratamento da osteoporose foram os seguintes: exercícios de extensão isométrica de tronco, exercícios em cadeia cinética aberta, coordenação e equilíbrio. Já na prevenção, os mais evidenciados foram: exercícios físicos de alta intensidade, exercícios de alto impacto e exercícios aeróbios.
CONCLUSÃO: Pode-se concluir que o

Relacionados