Exerc Cio Sobre Carboniza O E Processo De Produ O Do A O

807 palavras 4 páginas
Exercício sobre Carbonização e processo de Produção do Aço

1- Cite o objetivo e explique como ocorre a carbonização.
Objetivo: retirar as impurezas do carvão a fim de se aumentar a concentração de CARNBONO FIXO
“ aumentando” o poder calorífico do combustível .
Processo: em um forno de carbonização que pode ser moderno ou convencional . Dentro do forno ( no caso de carvão vegetal) ocorre a queima da madeira, uma espécie de “ destilação” ocorre com a madeira . Suas impurezas (menos voláteis) evaporam e o carbono fixo do carvão se concentra cada vez mais pois ele não evapora a esta temperatura ( +- 500°C) . O alcatrão, que é um resíduo do processo pode ser vendido ou utilizado no reboco do próprio forno.

2- Pq a carbonização é considerada “ ambientalmente correta “ se a madeira for de mata plantada?
Pq quando a madeira é proveniente de mata reflorestada há um controle maior do desmatamento. Na mata nativa não há um controle efetivo da velocidade de plantio e a madeira não é padronizada. A temperatura no forno oscila devido a variação do PCI do carvão = resultado da falta de padronização.

3- Pq a carbonização é considerada mais eficiente se a madeira for de mata plantada?
Pq a madeira plantada é padronizada. Há controle na escolha das mudas , melhoramento genético, controle de pragas, tudo com o objetivo de aumentar a qualidade do carvão , fornecendo condições para que isso ocorra. Isso resulta em um aumento do teor de C , conseqüentemente aumento do PCI do combustível.

4- Pq o carvão vegetal é considerado mais “ambientalmente correto” que o carvão mineral?
Pq ele não é um combustível fóssil, não possui enxofre, responsável pela chuva ácida.Ele também é renovável pois o eucalipto usado como matéria prima pode ser replantado.

5- Pq um forno que possibilita a cogeração de energia pode tornar a carbonização mais “ limpa” ?
Pq os gases da queima que seriam jogados na atmosfera, conseqüentemente poluindo-a , terá uma utilização para geração de eletricidade

Relacionados