EXERC CIO SISTEMA ESQUEL TICO respostas

Páginas: 11 (2621 palavras) Publicado: 26 de abril de 2015
EXERCÍCIO SISTEMA ESQUELÉTICO – PROF HUSTEN

1. Conceitue osso e cartilagem.
Ossos: são órgãos esbranquiçados, muito duros, que se unindo aos outros, por intermédio das juntas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especificada de tecido conjuntivo cuja principal característica é a mineralização (cálcio) da sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
Cartilagem: é umaforma elástica de tecido conectivo semirrígido – forma partes do esqueleto nas quais ocorrem movimentos. A cartilagem não possui suprimento sanguíneo próprio; consequentemente, suas células obtém oxigênio por difusão de logo alcance.
2. Cite 3 funções do sistema esquelético.
Sustentação do organismo (apoio ao corpo); proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro); base mecânica para omovimento.

3. Como se divide o esqueleto? O que encontramos em cada parte?
Dividem-se em Esqueleto Axial (cabeça, pescoço e tronco), e Esqueleto Apendicular (membros superiores e inferiores, além de suas respectivas conexões com o esqueleto axial através da cintura escapular e cintura pélvica).
2. Defina osso pneumático. Dê um exemplo.
São ossos ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa(seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Ex.: esfenoide.
5. Defina osso plano. Dê um exemplo.
São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Ex.: frontal e parietal.

6. Defina osso curto. Dê um exemplo.
Sãoparecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. Ex.: ossos do carpo.
7. Defina osso longo. Dê um exemplo.
Tem comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. São um pouco encurvados, o que lhes garante maiorresistência. O osso pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos têm suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas superfícies. Ex.: fêmur.
8. O que são ossos sesamóides?
São ossos que estão presentem no interior de alguns tendões em que háconsiderável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e as plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de uma pessoa pra outra, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos.
9. Explique a estrutura dos ossos longos.
A disposiçãodos tecidos ósseos: compacto e esponjoso em um osso longo é responsável por sua resistência. Os osso longos contêm locais de crescimento e remodelação, e estruturas relacionadas às articulações. Partes dos ossos longos: Diáfise: é a haste longa do osso. É constituída principalmente de tecido ósseo compacto, proporcionando considerável resistência ao osso longo. Epífise: são as extremidadesalargadas de um osso longo. Essa estrutura o articula, ou o une, a um segundo osso. Cada epífise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e são recobertas de cartilagem. Metáfise: parte dilatada da diáfise mais próxima da epífise.
10. Cite 2 saliências ósseas articulares e 2 depressões ósseas não articulares.
Saliências ósseas articulares: cabeça e côndilos; Depressõesósseas não articulares: forames e meatos.
11. Conceitue periósteo e endósteo.
Periósteo: é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfície externa da diáfise, fixando-se firmemente a toda superfície externa do osso, exceto à cavidade articular. Protege o osso e serve como ponto de fixação para os músculos e contém os vasos sanguíneos que nutrem o osso subjacente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exerc Cios Sistemas Hidr Ulicos E Pneum Ticos
  • Sistema Esquel Tico 1
  • SISTEMA ESQUEL TICO APENDICULAR
  • Sistema Esquel Tico
  • Sistema Esquel tico
  • Sistema Esquel Tico
  • Sistema Esquel Tico
  • Sistema Esquel Tico 001

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!