Exerc Cio De Saude Coletiva2

952 palavras 4 páginas
Saude coletiva

1° Lei 8080- veio para regulamentar o SUS (promoção, proteção, recuperação da saúde, organização e funcionamento dos serviços da saúde).

Lei 8142- Transferência dos recursos financeiros (participação popular).

2° - Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
- Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
- Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.

3° Constituição de 1988- Ordem social. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.

4° • República velha:
Perfil econômico - O perfil econômico era agroexportador, os trabalhadores vinham de fora para trabalhar no Brasil.
Perfil epidemiológico - Quando os trabalhadores chegaram, encontraram muitas doenças transmissíveis e queriam reivindicar seus direitos de ter acesso à saúde pública. Criaram o CAP'S (caixas de aposentadorias e pensões), e só tinha direito quem pagava pelo serviço.

• Era Vargas:
Perfil econômico - Aumentou a agroexportação e foi a época do pico da industrialização.
Perfil epidemiológico - Devido aos fatores da época, cresce o número de doenças, as da modernidade, que seriam câncer, hipertensão e etc., e as doenças transmissíveis. Mudaram o CAP'S para o IAP'S (Institutos de aposentadorias e pensões), se dividia pela profissão das pessoas e só tinha direito quem pagava pelo serviço.

• Autoritarismo e Nova República:
Perfil econômico - Cada vez mais o aumento da agroexportacão e industrialização.
Perfil epidemiológico - Doenças

Relacionados