Exerc Cio De Revis O Governan A

1139 palavras 5 páginas
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II
Aluno: Gustavo Lourenço De Araújo

Exercício Governança de T.I
1. Como o Framework do COBIT pode ajudar uma organização a implementar Governança de TI?
O framework do COBIT é focado no nível estratégico e, por se tratar de um framework de controle, possibilita que a TI tenha seu desempenho mensurado e seus riscos devidamente apontados e tratados.

2. Quais as obrigação fiduciária no âmbito do critério da informação do COBIT?
- Conformidade: Lida com estar de acordo com as leis, regras e acordos contratuais aos quais o processo de negócio está sujeito, ou seja, critérios de negócios impostos externamente como políticas internas.
- Confiabilidade: Relaciona-se com a provisão de informações corretas para gerenciar, operar a entidade e exercitar suas responsabilidades fiduciárias e de governança.
3. Quais os benefícios de alinhamento estratégico?
Segundo o COBIT “foca em garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização.” Os processos do estágio “Planejar e Organizar” tem grande foco no alinhamento estratégico. Isto não é por acaso, visto que o alinhamento só irá ocorrer com um bom planejamento das ações de TI, tendo como base o planejamento estratégico da organização.
4. As organizações devem utilizar o COBIT como:
Estruturar o TI, seus serviços e funções de forma gerenciável, controlável, com qualidade, segurança, efetividade e foco na contribuição para o Negócio.
5. Qual dos seguintes é um dos principais benefícios da Governança de TI?
-Retorno nos investimentos.
6. Qual dos seguintes é um recurso de TI identificados no COBIT?
- Aplicações, Informação, Infraestrutura e pessoas.
7. Qual o principal objetivo da Governança em TI? O principal objetivo da governança de TI é alinhar a TI aos requisitos do negócio. Este alinhamento tem como base a continuidade do negócio, o atendimento às estratégias do

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • Trabalho Cris Concertar
    31403 palavras | 126 páginas