EXERC CIO DE REVIS O CAP 3 TGA

810 palavras 4 páginas
EXERCÍCIO DE REVISÃO 2

1 – Os sacerdotes dos templos sumérios, por meio do imenso sistema tributário, coletavam e administravam grandes somas de bens e valores, incluindo rebanhos, propriedades rurais e rendas. Esses sacerdotes eram solicitados a prestas contas de sua gestão ao sumo sacerdote, o que era uma prática de fiscalização administrativa. As organizações ou empresas religiosas eram consideradas imortais, mas se utilizavam de meios do homem mortal para sua administração.
2 – A construção da pirâmide de Quéops envolveu o trabalho de mais de cem mil homens, durante vinte anos, tendo utilizados dezenas de milhares de blocos, cada pesando mais ou menos 2,5 toneladas. Atualmente, isso equivale à administração e direção dos esforços de uma cidade-empresa. O planejamento administrativo, determinante de onde as pedras deveriam ser retiradas, quando, quantas de cada vez, de que volume e como seriam transportadas, é uma prática que atualmente se denomina de planejamento a longo prazo, um grande exemplo administrativo.
3 – O código de Hamurabi: eram leis que regiam sobre a propriedade pessoal, propriedade rural, o comércio, os negócios, em família e o trabalho. Foram criadas durante o reinado de Hamurabi na babilônia a fim de administrar as cidades e uni-las para que se mantivesse a paz. O código de Eshunna: é mais antigo que o código de Hamurabi. Estabelecia o controle de preços e as penalidades criminais.
4 – Documentos de Chow e de Mencius indicam que os chineses desde tempos remotos de sua civilização eram cientes de princípios administrativos relacionados com o planejamento, organização, direção e controle.
5 - O planejamento ditando que o general que perde uma batalha faz poucos cálculos antecipados, leve em conta que o planejamento é a chave para administração.
6 – Civilização grega.
7 - Com grande determinação e talentos administrativos superiores, os romanos adquiriram o controle sobre cinquenta milhões de pessoas (segundo cálculos), abrangendo um

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • PII 7 1
    46279 palavras | 186 páginas