Exerc cio da Enfermagem Obst trica e Neonatal

1666 palavras 7 páginas
EXERCÍCIO DA
ENFERMAGEM
OBSTÉTRICA E NEONATAL

INTRODUÇÃO
A

importância da enfermeira obstetra na assistência materno-infantil vem sendo enfatizada oficialmente pela própria organização mundial da saúde (OMS), desde a década de
1970, ao reconhecer nesta profissional as qualificações necessárias para uma adequada assistência a gestante, parturiente, puérpera e recém-nascido, além de orientar a família e a comunidade para a saúde.

INTRODUÇÃO
A

assistência materno-infantil deve atingir a mulher nos períodos pré-concepcional, pré-natal, parto e puerpério, interconcepcional e a criança, enquanto recém nascida, lactante, pré-escolar e adolescente.  Incluem-se o grupo materno-infantil as mulheres em idade fértil entre 15 e 49 anos e crianças de 0 a
14 anos.

PERÍODO PRÉ-CONCEPCIONAL
Os cuidados pré-concepcionais consistem na prestação de cuidados primários em saúde reprodutiva.
 Tendo como alvo principal as mulheres que desejam engravidar, entretanto devem abranger todas as mulheres em idade fértil, o que implica interrogá-las sobre utilização de métodos contraceptivos e dos seus planos no que diz respeito a uma futura gravidez.
Identificando riscos e acentuando a importância de uma gravidez planejada.


ABORTAMENTO
O aborto é a interrupção da gestação antes do início do período perinatal, definido pela OMS a partir de 22 semanas completas de gestação.
 Costuma-se classificar o aborto como precoce quando ocorre antes de 13 semanas da gravidez, e como tardio quando se dá entre as 13 e 22 semanas.
 O aborto pode ser espontâneo, induzido ou ilegal.
 O aborto ilegal é a interrupção duma gravidez quando os motivos apresentados não se encontram enquadrados na legislação em vigor ou quando é feito em locais que não estão oficialmente reconhecidos para o efeito.


PRÉ-NATAL
 Entende-se

como assistência médica e de enfermagem prestada a mulher durante todo o período de gestação.
 Geralmente o pré-natal reduz o número de nascimentos prematuros, evita cesarianas

Relacionados

  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas