Exerc cio 4 Fichamento

1325 palavras 6 páginas
Fichamento Bibliográfico

Ideias Conteúdo

Tópicos para a estrutura do resumo
“[...].Só em 1918 é que, com a organização do Grupo Escolar Coelho e Campos, iniciou-se a instrução pública no município.[...]” (p.9)

A obra insere-se no campo da história analisando a trajetória do Grupo Escolar Coelho e Campos entre os anos de 1918 a 1945. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Analisa o processo de instalação do Grupo Escolar Coelho e Campos no município de Capela, a partir de 1918 até 1945. A autora descreve a organização da escola, a estrutura física do prédio, as práticas pedagógicas, as formas de avaliação e o desenvolvimento da instituição durante a primeira metade da década de 1940.
CRUZ, Maria Madalena da Silva. A trajetória do Grupo Escolar Coelho e Campos (1918/1945) / Maria Madalena da Silva Cruz. Propriá, 2002.

“O Grupo Escolar Coelho e Campos teve como seu primeiro diretor o farmacêutico Bruno Manoel de Carvalho que o administrou durante 16 anos. A escola era vista pela sociedade como uma das melhores do estado.” (p.12)

“Uma das exigências da legislação da época era a de que cada grupo escolar deveria comportar de quatro a dez escolas isoladas e quatro classes para cada sexo [...]. a localização do grupo e a imponência do seu edifício buscavam também atender as finalidades políticas e sociais. [...]”. (p.16)

“[...]. O Grupo Escolar Coelho e Campos adotou, desde a sua instalação, práticas pautadas nos modernos princípios pedagógicos [...]”.(p.20)

“No período de 1936 a 1945, o Grupo Escolar Coelho e Campos vivenciou algumas reformas pedagógicas no seu ensino primário. A ação do diretor Edélzio Vieira de Melo[...]era de entusiasmo em face do novo programa estabelecido pela instrução publica do Estado.

Relacionados

  • A importância da educação ambiental na escola
    8154 palavras | 33 páginas
  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas