Exercícios para idosos

Páginas: 7 (1616 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Sumário

Introdução .......................................................................................... 3
Benefícios do exercício para o idoso..........................................4
Como iniciar a prática de atividades físicas.............................5
Qualidade de vida e atividade física...........................................6
Exercícios melhoram a saúde mental dosidosos..................7
Conclusão..............................................................................................8
Referências bibliográficas...............................................................9
















Introdução

Ao passar dos anos nosso corpo apresenta modificações e, no que diz respeito aosidosos essas mudanças fisiológicas são bastante expressivas, principalmente no sistema físico e imunológico que se mostra enfraquecidas nesta etapa da vida. Pessoas na terceira idade tem cada vez mais dificuldade para viver de bem com a saúde e o corpo.
Visando melhorar a qualidade de vida dessa faixa etária, médicos e fisioterapeutas desenvolveram programas para “se viver bem”. Estes projetosincluem várias atividades físicas e sociais que tratam não somente do físico como do bem estar social do idoso.
O objetivo deste trabalho é mostrar que praticar exercícios na terceira idade traz vários benefícios. Isso porque exercícios regulares, realizados periodicamente e bem orientados, nos ajudam a manter uma boa qualidade de vida, diminuindo a chance de morte por problemas cardiovasculares epor outras patologias. Também Ajudam-nos a manter a autoestima e o bem-estar físico e mental, garantindo uma vida mais feliz e produtiva.
Estudos apontam que, para se envelhecer bem é preciso que tenhamos bons hábitos desde jovens. Caminhadas, danças, esportes, alimentação balanceada , dormir bem, não ter vícios, valorizar a convivência social positiva e principalmente a pratica de exercíciosregulares. Com certeza trazem inúmeros benefícios para o envelhecimento e saúde na terceira idade.










EXERCÍCIOS PARA IDOSOS

Benefícios do exercício para o idoso.

Por meio da força muscular conseguimos desempenhar atividades motoras da vida diária e para o idoso, o declínio da massa muscular diminuia força e leva a uma atrofia muscular, tudo isso se dá pela falta de atividades físicas. A alternativa para evitar a perda muscular é se manter ativo, lembrando que a pratica de exercícios diários ajuda a ter uma melhor qualidade de vida e também melhora a disposição no dia a dia.
Um estilo de vida sedentário pode fazer com que os idosos tenham perdas em quatro áreas importantes para sua saúdee independência: força, equilíbrio, flexibilidade e resistência. Pesquisas sugerem que exercícios físicos podem ajudar idosos a manter ou restaurar parcialmente essas quatro áreas.
Exercícios físicos ajudam idosos a sentirem-se melhores e aproveitar mais a vida, até para aqueles que se acham muito velhos ou fora de forma. Melhorar a força e resistência torna mais fácil subir escadas e carregarcoisas. A melhoria no equilíbrio ajuda a prevenir quedas. Ficar mais flexível pode acelerar a recuperação de lesões.
Os benéficos da pratica de exercício pelos idosos são muitos. Desde melhorar a autoestima, o ganho de força, a melhora do equilíbrio e o aumento da amplitude dos movimentos, levando à melhora da funcionalidade, o que facilita a realização das atividades do dia a dia; a prevenção dequedas; a prevenção de declínio cognitivo; a melhora do funcionamento intestinal; o aumento da capacidade cardiopulmonar e o auxílio no combate de sintomas de doenças como depressão, doença pulmonar obstrutiva crônica, mal de Alzheimer, entre outras.








Como iniciar a prática de atividades físicas.

é fundamental que os idosos tomem alguns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercícios de equilíbrio em idosos
  • Exercicíos de flexibilidade para idosos
  • Os exercícios resistidos e a osteoporose em idosos
  • 013 CDH Exercicios Para Idosos
  • Exercício resistido e idoso
  • Os benefícios dos exercícios físicos para os idosos
  • beneficios do exercicio fisico em idosos
  • O exercicio da enfermagem na assistencia ao idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!