Exercícios infraestrutura de rede de computadores

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 26 de maio de 2012
Florianópolis, 12 de março de 2012 Instituto Federal de Santa Catarina Gestão da tecnologia da Informação - 3ª fase. Aluno: Felipe Carlos Corrêa Professor: Rafael Andrade Disciplina: Infraestrutura de Redes de Computadores

RESPOSTAS DA LISTA DE EXERCÍCIOS 2

1

O que são LANs Virtuais (VLANs) ? Uma VLAN é uma rede local que agrupa um conjunto de máquinas de maneira lógica e não física. Comas VLANS é possível livrar-se das limitações da arquitetura física (constrangimentos geográficos, restrições de endereçamento, entre outros, através de uma segmentação lógica (software) baseada num agrupamento de máquinas graças a critérios.

2

Qual seria uma vantagem na segmentação de LANs ? Geralmente, as redes são segmentadas numa empresa para aumentar a segurança, permitir um controlomais eficiente do tráfego e limitar os broadcasts.

3

Quais são os benefícios de VLANs? (Escolha todas que se aplicam). A. Criar várias LANs numa estrutura de switches Restrigem o tamanho dos domínios de colisão B. Segurança Ganho em segurança, porque as informações são encapsuladas num nível suplementar e são eventualmente analisadas C. Criar LANs por funções, não por localização Maisflexibilidade para a administração e as modificações da rede porque qualquer arquitetura pode ser alterada por simples parametrização dos computadores. D. Filtragem de Protocolos As informações dos membros de uma VLAN são armazenadas em uma base de dados de filtragem que consiste de dois tipos de entrada: estáticas e dinâmicas. Uma entrada estática é adicionada, modificada ou removida apenas porgerenciamento, ou seja, não são tratadas automaticamente. As entradas dinâmicas são aprendidas pelo dispositivo de rede e não podem ser criadas ou atualizadas por gerenciamento. O processo de aprendizagem (treinamento) observa a porta de onde o quadro, com um dado endereço fonte e um identificador VLAN (VID), foi recebido e atualiza a base de dados de filtragem.

4

Quais são as duas maneiras que umadministrador pode configurar membros de VLANs? Através do endereçamento MAC de cada computador. Através do cadastramento no banco de dados no servidor da VLAN.

5

Por quais protocolos é possível conectar na console de um switch? (cite pelo menos 3). Telnet, Servidor TFTP, HTTP.

6

Uma mesma VLAN pode incluir mais de um switch? Caso sim, o que é necessário conceitualmente para que istoseja possível ? VLANs podem ser expandidas em muitos Switch's, e em ligações de rede WAN. Compartilhamento de VLANs entre Switches é conseguido introduzindo um TAG com um identificador de VLAN (VID) entre 1 e 4.094 em cada frame. Uma VID deve ser atribuído para cada VLAN. Atribuindo o mesmo VID a VLANs muitos Switches em uma ou mais VLAN (domínio de Broadcast) pode ser prolongado através de umagrande rede. O segredo para executar esta mágica está nos TAG. As portas do Switch com protocolo 802.1Q podem ser configuradas para transmitir frames com tagged ou untagged. Um campo do TAG que contem a informação prioridade de VLAN (e/ou 802.1p) pode ser introduzido em um frame da Ethernet. Se uma porta tiver um dispositivo 802.1Q unido (como outro Switch), estes frames taggeds podem carregar ainformação do domínio de VLAN entre Switches, assim deixar um múltiplo da extensão dessa VLAN em vários Switches.

7

Qual a diferença entre portas de switch tagged e untagged, no escopo de VLANs IEEE 802.1q? Quando um dispositivo de rede (ponte, comutador), com suporte ao padrão IEEE 802.1Q, recebe quadros vindos de uma estação de trabalho, ele os rotula, marca. Este rótulo ( tag), chamado deidentificador VLAN (VID), indica a rede virtual de onde vem o quadro. Este processo é chamado de marcação explícita (explicit tagging). Também é possível determinar a qual VLAN o quadro recebido pertence utilizando a marcação implícita ( implicit tagging). Neste procedimento o quadro não é rotulado, mas VLAN de origem do quadro é identificada por outro tipo de informação, como por exemplo a porta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reestruturação da infraestrutura de rede de computadores
  • Fundamentos e Infraestrutura de redes de computadores
  • Infraestrutura elétrica para redes de computadores
  • Infraestrutura de redes
  • Lista de exercicios redes de computadores
  • Exercicio AV1 redes de computadores
  • Lista De Exercicios Redes De Computadores
  • Lista Exercicio Redes de Computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!