Exercícios Economia Política

Páginas: 25 (6032 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE DIREITO



















EXERCÍCIO DOMICILIAR


























GOIÂNIA
2013











EXERCÍCIO DOMICILIAR








Exercícios de revisão de Economia Política desenvolvidos com finalidade de trabalho domiciliar e avaliação do primeiro semestre.
Docente: Profª. PatríciaPrego.























GOIÂNIA
2013
• Capítulo 1

1. Porque os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Porque em  qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidadede escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção – insumosprodutivos e tecnologia – disponíveis,  o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) mostra como o produto potencial de uma economia (ou produto de pleno emprego) pode ser repartidonos diferentes produtos e, assim, o trade-off entre produções distintas, ou seja, dada produção atual, o quanto a sociedade tem que abrir mão de determinado bem para poder produzir, e consequentemente consumir, mais do(s) outro(s) bem(ns).

3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.
Acréscimos iguais na produção de um bem “X” levam a quedas cadavez maiores na produção de bens “Y”.

4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
Ao analisar uma economia de mercado, percebemos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) e as famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitossobre as firmas) tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e aremuneração dos fatores de produção (lucros das firmas distribuídos às famílias que detém sua propriedade acionária). Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de queforma e para quem.

5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
Bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo.
Bens de consumo: bens que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas.
Bens intermediários: são aqueles que são transformados ou agregadosna produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo.
Fatores de produção: são os recursos de produção da economia, sendo constituídos de recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

6. O que vêm a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.
Argumentos positivos não envolvem juízo de valor, referem-se aproposições objetivas – por exemplo, se o preço da gasolina aumentar em relação a todos os outros preços, então a quantidade que as pessoas irão comprar de gasolina cairá. Já os argumentos normativos envolvem um juízo de valor sobre alguma medida econômica – por exemplo, ao desejarmos uma melhoria na distribuição de renda do país.

7. Qual a importância da Matemática e da Estatística para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicios de economia
  • Economia exercicio
  • Exercício de Economia
  • Exercício de economia
  • Exercicio de economia
  • exercicios de economia
  • Exercício de economia
  • EXERCICIO DE ECONOMIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!